A PSP está a realizar hoje uma operação, em conjunto com outras entidades, num espaço comercial em Queluz, concelho de Sintra, tendo sido detida uma pessoa e encerrados três estabelecimentos, adiantou à Lusa fonte policial.
A operação, que começou pelas 15:45, foi preparada na “sequência de várias notícias de irregularidades naquele local”, explicou o subintendente da Polícia de Segurança Pública (PSP) Sérgio Soares.
Em 19 de abril, a PSP tinha evacuado e encerrado o estabelecimento comercial conhecido como Antigo Centro Comercial de Queluz, no concelho de Sintra e distrito de Lisboa, por várias faltas de segurança que punham em risco os clientes.
Na operação de hoje, esta força policial solicitou o apoio de entras entidades, como a ASAE, Proteção Civil Municipal de Sintra, Autoridade Tributária (AT) e Polícia Municipal de Sintra.
Até às 19:00, e segundo dados provisórios, três estabelecimentos foram encerrados pela ASAE e um homem foi detido, por permanência ilegal em território nacional, detalhou Sérgio Soares.
Na operação no mês passado, a PSP tinha explicado que as autoridades verificaram que o espaço comercial tinha “ocupação excessiva dos estabelecimentos comerciais, sem controlo do número de clientes”, enquanto um elevado número de pessoas nos corredores interiores e na zona exterior consumia bebidas alcoólicas.
As autoridades detetaram também intenso “fumo de tabaco e odor a substâncias que tudo levava a crer serem produto estupefaciente no interior do edifício, em incumprimento da legislação em vigor”.
A PSP realçou também que o edifício não tinha sinalização de emergência, nem planos de evacuação visíveis, “em total incumprimento às normas de segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE).














