Propagandista de Putin diz que Reino Unido “tem o tamanho ideal” para ser bombardeado com armas nucleares
Num programa da emissora televisiva Rossyia 1, que serve de palco à difusão da narrativa oficial do governo russo, diversos comentadores lançaram, uma vez mais, avisos ao Ocidente e principalmente ao Reino Unido, que ameaçaram com um ataque nuclear.
Vladimir Solovyov, considerado um dos principais propagandistas do Presidente Putin, lançou que o Reino Unido “tem o tamanho ideal para o Sarmat”, o míssil hipersónico com capacidade nuclear também conhecido como “Satan-2”, uma referência que está a ser interpretada como a mais recente de um já extenso rol de ameaças nucleares feitas pelo regime russo contra os países ocidentais.
O Secretário da Defesa britânico, Ben Wallace, foi acusado de estar a orquestrar a resistência da Ucrânia contra as forças da Rússia e de promover o “terrorismo internacional”. Um dos comentadores terá dito que Wallace “está a transformar-se em [Osama] bin Laden”, cita o ‘Daily Mail’.
As críticas surgem depois de Moscovo ter responsabilizado os militares ucranianos de destruírem vários aviões de combate russos que estavam estacionados numa base na península da Crimeia, ocupada pela Rússia desde 2014.
Por sua vez, Olga Skabeyeva, do programa “Iron Doll”, da televisão estatal russa, afirmou que Wallace não coloca de parte a possibilidade de enviar armas nucleares à Ucrânia, alegando que o governo britânico vai fornecer a Kiev mais três sistemas de lançamento de foguetes, “além dos três que há entregou”.
“Podemos concluir que o Reino Unido quer uma guerra aberta com a Rússia”, frisou Skabeyeva.