Produção na construção aumentou 0,3% na Zona Euro em julho face a junho, revela Eurostat
O instituto de estatística da União Europeia, o Eurostat, divulgou esta segunda-feira que a produção na construção aumentou 0,3% na Zona Euro e 0,2% na União Europeia em julho.
A estimativa inicial do mês de julho, confirmou ainda os dados de junho, que revela uma queda de 1,2% na Zona Euro e 1,3% na UE.
Em termos homólogos, o aumento foi de 1,5% e 1,3% na Zona Euro e na UE, respetivamente.
“Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos mensais da produção na construção foram registados em Espanha (+6,7%), Hungria (+5,7%) e Eslováquia (+3,1%). As maiores diminuições foram observadas na Áustria e na Eslovénia (ambos -4,2%), na República Checa (-2,9%) e na Suécia (-1,3%)”, revela o Eurostat. Portugal ficou do lado dos países que registaram aumentos: +1,6%.
Analisando os setores em termos homólogos, “entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos anuais da produção na construção foram observados na Eslovénia (+28,5%), Roménia (+8,3%) e Áustria (+7,6%). As maiores diminuições foram registadas na Suécia (-8,7%), Espanha (-5,2%) e República Checa (-2,7%)”. Neste caso, Portugal registou subidas na ordem dos 8,3%.