Prepare a carteira: Tesla vai lançar modelos mais baratos até 2025

A Tesla, líder no mercado de veículos elétricos, enfrentou um trimestre desafiador em 2024, com uma queda de 55% nos lucros em relação ao ano anterior, bem como uma receita abaixo das expectativas, marcando a maior queda desde 2012. No entanto, a promessa de introduzir modelos mais baratos tranquilizou os investidores, resultando em um aumento de 7% no after hours.

Um dos principais motivos para a queda nos lucros foi o fluxo de caixa negativo, causado por uma diminuição de 90% nas entradas de caixa das atividades da empresa. Apesar disso, a Tesla ainda mantém um montante significativo de 25 mil milhões de euros em reserva. A empresa comunicou a sua intenção de utilizar essas economias para acelerar o desenvolvimento da próxima geração de veículos elétricos.

O CEO Elon Musk anunciou que a empresa pretende “atualizar a nossa linha de modelos para apresentá-los antes de iniciar a produção na segunda metade de 2025”, de acordo com o ‘elEconomista’. Esses novos veículos incluirão opções mais acessíveis e serão produzidos nas mesmas fábricas que os modelos atuais. Especula-se que entre esses novos carros esteja o tão aguardado ‘Model 2’.

Elon Musk já admitiu anteriormente que a Tesla estava a trabalhar em dois novos modelos de elétricos que, combinados, venderiam cerca de cinco milhões de unidades. Além disto, o multimilionário já prometeu em diversas ocasiões o lançamento de um carro elétrico na casa dos 25 mil dólares (cerca de 23 mil euros).

Apesar dos desafios financeiros, a Tesla está comprometida com investimentos em inovação, incluindo um aumento de cerca de 940 milhões de euros em investimentos em inteligência artificial. No entanto, a empresa enfrenta um aumento nos stocks de 2,5 mil milhões de euros, em parte devido ao aumento do stock de veículos não vendidos.

A concorrência no mercado de veículos elétricos está a intensificar-se, com empresas chinesas como a BYD a desafiarem a Tesla pela supremacia global. Enquanto a Tesla enfrenta queda na participação de mercado na China, a BYD expande a sua presença e implementa uma estratégia agressiva de redução de preços.

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