Portugueses retiraram 67 milhões de euros por dia de depósitos bancários em 2023

Os portugueses retiraram 67 milhões de euros por dia em 2023 em depósitos bancários – no total, desde o início do ano, segundo revelou o Banco de Portugal, o stock bancário diminuiu 8 mil milhões de euros. De acordo com o ‘Jornal de Notícias’, em abril havia 174 mil milhões de euros depositados nos bancos portugueses, um valor mais elevado do que no pré-pandemia.

Portugal é o terceiro país da Zona Euro que menos por depósito, sendo no entanto o oitavo onde se paga mais pelo crédito à habitação: a taxa de juro média dos depósitos subiu para 1,03%, mas a do crédito à habitação também continua a subir e é quase quatro vezes maior: 3,97%.

A série E dos certificados de aforro, que o Governo retirou na passada terça-feira, “exercia alguma pressão”, revelou António Ribeiro, economista da DECO Proteste ao jornal diário, o que “estava a sair muito dinheiro”. “Ou seja, estava a obrigar os bancos a subir as taxas dos depósitos, sob pena de ficarem sem dinheiro. Agora a nova série F ‘veio refrear um pouco’ essa tendência”, frisou.

De acordo com a Caixa Geral de Depósitos, em abril a remuneração de depósitos esteve acima da média: “A CGD tem vindo a lançar um leque vasto e diversificado de depósitos a prazo com taxas de juro acima da média no contexto atual, com a taxa média de subscrição de novos depósitos a prazo no mês de abril acima de 1,5%”, apontou fonte do banco.