Portugueses afastam-se das grandes cidades. Preços elevados fazem aumentar procura na periferia

Nos primeiros três meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, verificou-se um aumento da procura de imóveis para venda na periferia das grandes cidades, sendo que nestas a procura diminuiu.

De acordo com os dados do imovirtual, verificou-se um ligeiro aumento na procura de imóveis para venda (+2.7%) durante o período em análise, sendo que, de forma geral, os concelhos de Alcanena (+109.2%), Póvoa do Lanhoso (+69.4%) e Penacova (+68.9%), são aqueles onde se verifica um crescimento mais acentuado da procura de imóveis.

Por outro lado, os concelhos de Lagos (-34,9%), Albufeira (-27.5%), Arruda dos Vinhos (-27.3%) e Faro (-25.1%), são aqueles que apresentam um maior decréscimo na procura, no período em análise.

Já no que toca às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, o imovirtual mostra uma tendência para uma diminuição na procura de casas, com uma queda de 5% em 2024, face a 2023, no qual é possível destacar enquanto top 3 de concelhos onde se regista um decréscimo mais acentuado a Amadora (-23.1%), Cascais (-20.6%) e Porto (-18.5%).

Ainda assim, há concelhos em que se verifica um crescimento da procura, destacando-se Gondomar (+19.1%), Oliveira de Azeméis (+10.3%) e Loures (+7.0%).

Especificamente, no que ao concelho de Lisboa diz respeito, verifica-se um decréscimo de 16.8% na procura de imóveis. Enquanto que no Porto, esse decréscimo regista um valor ligeiramente acima de 18.5%.

“O interesse  nas zonas periféricas é uma tendência que foi impulsionada pelo contexto pandémico e pela generalização do trabalho remoto, o que levou a que muitos procurassem casas nas zonas mais distantes das grandes cidades, devido aos preços elevados nas áreas metropolitanas e a procura por mais qualidade de vida”, afirma Sylvia Bozzo, Marketing Manager do Imovirtual.

Ler Mais