Portugal nunca teve tantos veículos a circular nas estradas: “Números não descem tão cedo”, aponta especialista

Nunca houve tantos carros na estrada como em 2023: de acordo com dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), citados pelo jornal ‘Público’, o tráfego médio nas autoestradas nacionais aumentou 8,2% face aos últimos níveis de tráfego, que já se si eram um recorde.

Em média, registaram-se 21.871 veículos por dia em cada autoestrada portuguesa, mais do que em 2022 (20.211) e 2019 (19.810). Os dados não fazem distinção sobre qual o tipo de veículo, mas os automóveis são a maior parte da frota motorizada em Portugal.

Os motivos pela maior utilização do carro são vários: dispersão territorial, mau planeamento de transportes públicos, a saída dos habitantes dos centros das cidades ou ecos da pandemia, que afastou as pessoas dos transportes públicos. Mário Alves, engenheiro de mobilidade, salientou a falta de dados para entender este crescimento, notando no entanto que nos próximos anos não haverá uma quebra na utilização do carro privado. “A preferência pelo carro vai prolongar-se”, apontou.

Quais são as autoestradas com maior tráfego?

No topo da tabela estão as vias de acesso às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto: no IC19, entre Sintra e Amadora e Lisboa, circulam 115.126 carros por dia. Na A20, que representa grande parte da VCI (Via de Cintura Interna) da Invicta, há 94.906 veículos diários. Na A5, entre Cascais e Lisboa, circulam em média 93.569 veículos.