Portugal em alerta devido à presença de orcas na costa: já houve quatro incidentes este ano

As costas marítimas de Portugal estão sob alerta preventivo devido à presença de orcas: um grupo de 50 exemplares, entre o golfo da Biscais e o Estreito de Gibraltar – dos quais 15 apresentam um comportamento único, motivou o aviso da ‘Cruising Association’, revelou esta quinta-feira o ‘Correio da Manhã’.

Desde 2020, há registos de ataques contra 456 veleiros (quatro afundados), um terço dos quais nas costas portuguesas (142), que provocaram diversos danos nas embarcações.

Em 2024, somam-se já quatro ataques, o mais recente dos quais no passado dia 22, ao largo da Figueira da Foz. A embarcação salva-vidas ‘Patrão Moisés Macatrão’ saiu em auxílio a um veleiro trimarã, com duas pessoas a bordo, que fico com o leme partido após um ataque de orcas – foi mais tare rebocado para o Porto da Figueira da Foz.

O comportamento mais agressivo das orcas tem espantado os cientistas, que suspeitam que possa ser uma forma de brincadeira, o que faz com que se utilize o termo ‘interação’ em vez de ataques – no entanto, os contactos iniciais, feitos por orcas juvenis, são atualmente realizadas por um conjunto mais alargado de animais.

Os incidentes não “se tratam de um comportamento de predação”, garantiu o biólogo marinho Élio Vicente, uma vez que as orcas “sabem perfeitamente que o objeto não é alimento”. “É pouco provável” que sejam reações ao facto de terem sido “abalroadas por embarcações”, indicou, lembrando que o ataque das orcas “é sempre dirigido ao leme” das embarcações, com o qual depois ficam a brincar.