Popularidade dos EUA em queda em todo o mundo, aponta índice: apoio a Israel no conflito em Gaza é divisivo

A popularidade dos Estados Unidos como potência global está a diminuir em todo o mundo, especialmente nos países de maioria muçulmana, segundo indicou esta quarta-feira o Índice de Perceção da Democracia de 2024, citado pelo jornal ‘POLITICO’.

O índice, que analisou cerca de 63 mil entrevistados em 53 países, resumiu as atitudes em relação à democracia, à geopolítica e aos intervenientes no poder global. Esta queda da reputação internacional dos EUA começou a ficar abalada desde o início de 2023, especialmente nos países muçulmanos, onde o apoio inabalável de Washington a Israel na sua guerra em Gaza se revelou intensamente divisivo.

No entanto, esta queda também já se verifica esta tendência. “Pela primeira vez desde o início da administração Biden, muitos países da Europa Ocidental voltaram a ter perceções negativas líquidas dos EUA. Este aumento e declínio, de atitudes negativas para positivas e de volta a atitudes negativas, é particularmente acentuado na Alemanha, Áustria, Irlanda, Bélgica e Suíça”, salientou Frederick DeVeaux, investigador sénior da Latana, empresa de pesquisa responsável pelo índice.

Entretanto, as perceções positivas da China na Ásia, no Norte de África, no Médio Oriente e na América Latina continuam a crescer, elevando a perceção global de Pequim para um valor líquido positivo, apesar do contínuo ceticismo europeu.

A Rússia, que luta contra perceções esmagadoramente negativas em todo o mundo no rescaldo da invasão da Ucrânia pelo presidente Vladimir Putin, também parece estar no caminho da reabilitação na maioria das regiões pesquisadas, com exceção da Europa.

A popularidade dos EUA, combinada com a melhoria da classificação da Rússia e da China, significou que estes últimos são agora vistos de forma tão positiva como os EUA na maioria dos países do Médio Oriente, do Norte de África e da Ásia no índice.

Ler Mais