PME portuguesas conseguiram aumentar mais as receitas em comparação a outros mercados mundiais, revela estudo

Um estudo recente mostra que apesar de dificuldades como o aumento de custos ou problemas de liquidez, as PME portuguesas destacaram-se ao aumentarem mais as suas receitas em comparação a outros países.

O “Small Business, Big Opportunity”, realizado pela Sage a quase 12.000 PME em todo o mundo, incluindo 1.032 em Portugal, mostra que estes tipos de empresas em Portugal se mostraram mais otimistas em relação às suas perspetivas de sucesso em comparação com as PME dos restantes países, já que 76% destas empresas em Portugal indicam que se encontram de momento maioritariamente confiantes, face ao total global de 71%.

Os dados mostram ainda que as empresas portuguesas conseguiram aumentar mais as suas receitas comparativamente às empresas internacionais, com 41% relatando um aumento de receitas nos últimos 12 meses, face a 34% globalmente.

De acordo com o estudo, apenas 6% dos gestores portugueses afirmam que gerem o negócio para financiar o seu estilo de vida, em vez de construir riqueza, em comparação com 16% a nível mundial. Revela ainda que 13% dos fundadores de PME portuguesas têm como objetivo vender o seu negócio no futuro por um preço muito maior do que o seu valor atual, em comparação com apenas 7% a nível mundial.

A tecnologia é vista como um fator chave para o sucesso do negócio no futuro, bem como o investimento nesta, sendo que, no caso das PME portuguesas, as mesmas preveem a implantação de tecnologias emergentes como o 5G (29%), IA (19%) e de metaverso (18%).

“O facto de as PME dos principais países da União, como Portugal, estarem cada vez mais otimistas quanto às suas perspetivas, revela que estão mais resilientes do que nunca. No entanto, essa confiança não deve ser confundida com invencibilidade. A importante contribuição das PME para a economia e para as comunidades na Europa, e também fora dela, não deve ser negligenciada. É necessário o apoio contínuo dos legisladores da União Europeia para que as PME recebam apoio para inovar e crescer, a medida que alcançam um nível básico de maturidade digital”, diz Derk Bleeker, Presidente da Sage na EMEA.

Já Ana Ribeiro, Country Sales Director Portugal, sublinha a resiliência das empresas portuguesas “face a dificuldades como o aumento de custos ou problemas de liquidez, e ainda assim, segundo este estudo, se destacaram ao aumentarem mais as suas receitas em comparação a outros países”

No entanto, Ana Ribeiro sublinha a necessidade de as administrações, as empresas públicas e a iniciativa privada incentivarem e apoiarem o investimento digital das PME através de investimento e legislação.

Partilhou ainda a sua opinião enquanto proprietário de uma PME Rui Martins D’Almeida, Founding Executive Director da Several Ways, que sublinhou que aumentaram em 10% as receitas no último ano e reduziram os custos operacionais, principalmente devido ao trabalho híbrido.

“A nossa estratégia passa sempre pelo desenvolvimento de produtos em Portugal, e com equipas portuguesas, tendo em vista a internacionalização para tirar o máximo partido destes mercados e, consequentemente, aumentar os nossos lucros. Esta estratégia só é possível se houver um investimento associado, maioritariamente na formação do nosso capital humano”, explicou.

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