“Pior desastre causado pelo homem nas últimas décadas”: há 80 cidades em risco após explosão de barragem em Kherson, indica Zelensky

A destruição da barragem de Kajovka, no sul da Ucrânia, perto da central nuclear de Zaporizhia, “é um golpe para a segurança alimentar global”, descreveu esta terça-feira o chefe do gabinete de Volodymyr Zelensky, Andriy Yermak.

Para o responsável, “este desastre vai afetar o sistema de irrigação no sul da Ucrânia”, que descreveu o incidente como “o pior desastre causado pelo homem no mundo nas últimas décadas”. O sul da Ucrânia é conhecido pela sua produção agrícola intensiva, o que torna o país um dos maiores exportadores mundiais de grãos e produtos agrícolas.

Volodymyr Zelensky indicou, nas redes sociais, que “esta noite, às 2h50, terroristas russos realizaram uma detonação interna. Cerca de 80 assentamentos estão localizados na zona de inundação”, sublinhou.

Segundo Yermak, a atuação da Rússia representou um “ecocídio”: tambem o Ministério do Interior ucraniano pediu aos moradores de 10 aldeias na margem direita do rio e partes da cidade de Kherson que reúnam documentos essenciais e animais de estimação, desliguem os seus aparelhos elétricos e abandonem as habitações.

A barragem de Kakhovka é uma infraestrutura importante no sul da Ucrânia , que fornece água para a península da Crimeia, anexada pela Rússia. Tanto a barragem como a central hidrelétrica foram tomadas por tropas russas no início da invasão da Ucrânia. A barragem, no rio Dnieper e a 150 km da central nuclear de Zaporizhia, está agora na linha de frente entre as regiões controladas por Moscovo e o resto da Ucrânia.

Segundo Igor Klymenko, ministro do Interior da Ucrânia, foram evacuadas 742 pessoas evacuadas das áreas afetadas – a Administração Militar da área estimou o número de pessoas que vivem na “área crítica” mais exposta a inundações em 16 mil, um número que não inclui os habitantes do território controlado pela Rússia na margem oriental do rio Dnieper.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, garantiu que a destruição da barragem de Kakhovka é prova da “brutalidade da guerra da Rússia na Ucrânia” “A destruição da barragem põe em perigo milhares de civis e causa sérios danos ambientais”, enfatizou o norueguês através da rede social ‘Twitter’

Ler Mais