Peugeot 208 confirma estatuto: modelo da marca francesa foi o mais vendido em julho na Europa

Pelo terceiro mês consecutivo, o Peugeot 208 confirmou o seu estatuto de rainha do mercado automóvel europeu, com 24.488 veículos matriculados no Velho Continente em junho de 2022, revelou esta 2ª feira o ‘Motor1’. O modelo da marca francesa continuou a apresentar um crescimento constante nas vendas (mais 38% em relação a junho de 2021), um ‘sinal’ contrastante com a lenta recuperação da Europa (UE, EFTA e Reino Unido), que caiu 15,4% em junho passado.

Atrás do Peugeot 208, o Dacia Sandero ganhou a ‘prata’, com 24.299 unidades, que se manteve em território positivo (mais 7%), seguido, na 3ª posição, por outro modelo da Stellantis, o Opel Corsa, com 19.679 novos veículos, embora tenha registado uma queda ligeira (menos 7%).

No quarto posto surgiu o primeiro modelo italiano, o Fiat 500, com 19.500 unidades vendidas (menos 9%), perseguido pelo Dacia Duster em clara progressão (mais 27%), com 19.039 unidades – todos os carros no top 10 europeu em junho de 2022 caíram em relação ao ano passado, começando com o Volkswagen T-Roc, que terminou junho em 6º (menos 14%) e o Volkswagen Golf, que caiu 36%.

O Renault Captur também caiu (-13%), assim como o Toyota Yaris (-30%), enquanto o Tesla Model Y é o melhor das novas entradas com o 9º lugar. O SUV elétrico praticamente ‘roubou’ o lugar do Model 3, ‘rei’ da Europa nos últimos meses e com queda de 76% em junho.

Olhando para os combustíveis, verificou-se no passado mês de junho uma queda nos registos de carros elétricos e híbridos plug-in (-8%), o que não impediu que os carros plug-in ultrapassassem em quota de mercado os diesel (20 contra 19%). No pódio dos carros elétricos, encontramos o Tesla Model Y em primeiro lugar, sendo o segundo lugar ocupado pelo Fiat 500 Electric e o terceiro pelo Tesla Model 3. Os três carros híbridos plug-in mais vendidos na Europa são, por ordem, o Ford Kuga, o Kia Sportage (nova entrada) e o Cupra Formentor.