PAN quer um Serviço Nacional de Saúde para cães e gatos

A proposta vai constar do programa eleitoral do PAN, indicou André Silva em entrevista à VISÃO.

“Sim, sim, é uma espécie de SNS para animais. Há uma série de associações que recolhem e acolhem animais errantes e abandonados e que se têm substituído ao Estado, tendo despesas incomensuráveis. Por outro lado, há muitas famílias com enormes dificuldades, nomeadamente pessoas idosas que estão sozinhas e que a única companhia que têm é o gato ou o cão. Não é uma medida de protecção e de bem-estar animal; é uma resposta social às famílias mais carenciadas.”, disse André Silva

O deputado indica uma “rede pública – chame-se hospital, chame-se clínica – que tenha serviços médico-veterinários” que possam suprir [as necessidades] destas duas grandes comunidades.”

Nesta rede, “em função dos respectivos rendimentos, [as famílias] estariam dispensadas do pagamento de taxas moderadoras (ou algo equivalente) e outras teriam de custear os cuidados médicos prestados”, indicou.

André Silva ainda não fez as contas ao impacto da proposta nos cofres do Estado, mas assegurou que apresentará medidas que compensem este aumento de despesa.






Comentários
Loading...