Ouro será um vencedor. Seja quem for a conquistar a Casa Branca, defendem investidores

As grandes mineiras de ouro não têm razões para recear o resultado final das eleições presidenciais dos Estados Unidos, pois devem beneficiar independentemente de quem ganhe. “Os Estados Unidos provavelmente adotarão um programa de estímulo fiscal considerável, independentemente do candidato que conquiste a presidência, disse James Rasteh, CIO da Coast Capital, ao “ Squawk Box Asia ” da CNBC, esta terça-feira.

“Mesmo que obrigasse a imprimir ais triliões de dólares, em última análise, teria repercussões extraordinariamente positivas para o ouro”, afirmou, acrescentando que as “políticas fiscal e monetária seriam quase idênticas sob qualquer liderança. As diferenças que são elencadas são na verdade mais fruto da imaginação do que reais”.

Atendendo a que um estímulo fiscal normalmente leva a um défice mais amplo, esta situação poderá minar a confiança dos investidores e levá-los a colocar o seu dinheiro em ativos mais seguros, como o ouro, e por sua vez, empurrar os preços do ouro.

Quanto ao metal precioso, atualmente, as descobertas estão muito abaixo do ritmo de produção, com os números a apontar para uma quebra na produção que pode chegar aos 50% . O mais recente relatório do World Gold Council, avança que a procura mundial e o fornecimento do ouro caíram no último trimestre devido à pandemia do coronavírus .

Rasteh explicou que as mineiras estão a investir mais capital agora para procurar ouro novo e mesmo quando é encontrado, a qualidade do metal precioso descoberto é muito menor. “Estamos a descobrir muito menos ouro do que produzimos”, disse, acrescentando que dentro de uma década, “estaremos a produzir menos 50% do que hoje.”

“O capital investido no mercado de ouro está a fluir para fundos negociados em bolsa, ou ETFs, onde as principais mineiras dominam. É um setor extraordinariamente sub-proprietário”, salientou ainda.

Dado que esses jogadores maiores não estão fazendo descobertas significativas para novas fontes de ouro e estão ficando sem reservas, eles provavelmente serão forçados a comprar os nomes menores no mercado.

“Então, o que estamos a fazer é comprar todas as maravilhosas pequenas mineiras de ouro com reservas atraentes de longo prazo e, como investidores ativistas, podemos colocá-los à venda”, disse Rasteh. Um novo fundo da Coast Capital está a investir a maior parte do seu capital em empresas de mineração de pequena e média capitalização.

Os principais stocks de ouro estão significativamente mais altos este ano: a canadiana Barrick Gold obteve ganhos de mais de 46%, enquanto a norte-americana Newmont, a maior mineira de ouro do mundo, subiu mais de 48%.

O ouro à vista subiu acima de 2 mil dólares em agosto, antes de voltar a ser negociado em cerca de 1.900 dólares nas últimas semanas. Esta quarta-feira, o metal precioso estava a ser era negociado a 1.912,41 dólares.

 

Ler Mais





Comentários
Loading...