Operação Influencer: Relação afirma que “não há qualquer indício” de que Lacerda Machado tenha falado com Costa sobre centro de dados em Sines

O Tribunal da Relação de Lisboa divulgou um acórdão no âmbito da Operação Influencer, que levou à demissão do ex-primeiro-ministro António Costa, e esta quarta-feira esclarece que não foram encontrados indícios de comunicação entre Diogo Lacerda Machado e António Costa sobre o projeto do centro de dados em Sines.

De acordo com o documento ao qual a CNN Portugal teve acesso, o tribunal afirmou explicitamente que não há evidências de que Diogo Lacerda Machado tenha discutido o assunto com o então primeiro-ministro.

“Não há nos autos qualquer indício de que o arguido tenha falado, alguma vez, com o PM sobre o Projeto de construção e instalação do Datacenter (DC), em Sines, pela empresa Start Campus (SC); tão pouco com o seu amigo António Costa (AC). Como jamais invocou o nome do PM, ou do seu amigo AC, em qualquer das muitas dezenas, ou mesmo centenas, de reuniões de trabalho em que participou com o Conselho de Administração e as equipas de colaboradores da SC, com outras empresas, fornecedoras de bens e serviços para aquela, e com diferentes autoridades públicas, nacionais e da União Europeia”, lê-se no documento.

Derrota do MP em recurso

O Tribunal da Relação de Lisboa proferiu esta quarta-feira o veredito sobre os recursos apresentados pelo Ministério Público e pelos arguidos Vítor Escária e Diogo Lacerda Machado no contexto da Operação Influencer, e decidiu contra o agravamento das medidas de coação aos arguidos, como pediam os procuradores, submetendo-os apenas a termo de identidade e residência.

Segundo adianta fonte judicial ao Expresso, foi também anulado o pagamento da caução, considerando não existirem “indícios” forte de crime de tráfico de influência.

Assim, segundo decidiu hoje a Relação de Lisboa, foi também levantada a proibição dos arguidos de deslocarem ao estrangeiro (tinham entregue os passaportes), como adianta a SIC Notícias.

Recorde-se que os procuradores do Ministério Público (MP) procuravam que Lacerda Machado e Escária ficassem em prisão preventiva, e pediram cauções de 200 mil euros para Afonso Salema e 100 mil para Rui Oliveira Neves, que eram administradores da Start Campus, bem como a suspensão do mandato do presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, também envolvido no processo.

No entanto, o juiz de instrução, Nuno Dias Costa, discordou das alegações do MP. Decidiu libertar os cinco arguidos e não validou os crimes de prevaricação e de corrupção ativa e passiva que lhes eram imputados. Além disso, o juiz considerou que não havia indícios suficientes para incriminar Nuno Mascarenhas.

No recurso apresentado pelo MP, os procuradores mantiveram a maioria dos indícios dos crimes em questão e insistiram no pedido de prisão preventiva para os dois homens próximos de Costa, devido à suspeita de fuga. Adicionalmente, identificaram João Galamba como “o mentor” do esquema que teria beneficiado o data center de Sines. Em relação a Nuno Mascarenhas, o MP defendeu a sua indicação por corrupção.

Esta decisão surge uma semana após o Supremo Tribunal de Justiça remeter a investigação de António Costa para o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), no contexto deste caso.

A Operação Influencer levou à detenção de Vítor Escária, chefe de gabinete de António Costa; Diogo Lacerda Machado, advogado, consultor e amigo do primeiro-ministro cessante; dos administradores da empresa Start Campus Afonso Salema e Rui Oliveira Neves; e do presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, que o juiz colocou em liberdade após interrogatório judicial.

Além destes, há outros quatro arguidos no processo, incluindo o agora ex-ministro das Infraestruturas João Galamba, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, o advogado, antigo secretário de Estado da Justiça e ex-porta-voz do PS João Tiago Silveira e a empresa Start Campus.

O processo está relacionado com a produção de energia a partir de hidrogénio em Sines, Setúbal, e com o projeto de construção de um centro de dados (Data Center) na zona industrial e logística de Sines pela Start Campus.

O primeiro-ministro, António Costa surgiu associado a este caso e foi alvo da abertura de um inquérito no MP junto do Supremo Tribunal de Justiça, situação que o levou a pedir a demissão e o Presidente da República marcou eleições para 10 de março.

Em fevereiro, o juiz da “Operação Influencer” considerou contraditória e vaga a tese do Ministério Público de que os arguidos Diogo Lacerda Machado e Vitor Escária tentaram pressionar o primeiro-ministro António Costa para aprovação de um decreto-lei favorável à sociedade Start Campus, argumentação constante da resposta do magistrado Nuno Dias Costa ao recurso do Ministério Público de contestação às medidas de coação, nenhuma das quais privativa de liberdade.

Ler Mais