OMS admite que Europa atravessa «momento complicado» mas alerta que escolas não são foco de transmissão

O director regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge, disse, esta quinta-feira, que o continente está a atravessar um «momento complicado», à medida que muitos países retomam as aulas presenciais, no entanto defende que as escolas não desempenham um papel importante na propagação da Covid-19.

Numa conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia no continente, Kluge referiu também que apesar desse facto, existem «evidências crescentes» de jovens que têm infectado outras pessoas em encontros sociais, pelo que é necessário ter cautela.

Os idosos devem proteger-se com uma vacina contra a gripe à medida que o inverno se aproxima, sendo esta habitualmente uma estação com maior taxa de mortalidade, alertou o responsável.

Já sobre os jovens frisou que “não vão necessariamente morrer disto, mas é um tornado com uma cauda longa», e por isso, acrescenta que, com o inverno a a aproximar-se «estarão em contacto mais próximo com a população mais velha», pelo que devem ter cuidado, reforçou Kluge.