OE2022: Medidas do Governo com impacto negativo no saldo orçamental de 3085 milhões de euros

“Neste Orçamento do Estado (OE2022), pelo facto de a economia estar a recuperar de forma rápida da queda recorde que registou em 2020, esta característica é especialmente marcada”, revela a análise do jornal ‘Público’, segundo o qual, o Executivo de António Costa avança com medidas com um impacto negativo no saldo orçamental de 3035 milhões de euros, “qualquer coisa como 1,5% do PIB”.

Apesar de tudo, devido ao efeito positivo proporcionado pelo crescimento económico que o Governo prevê que seja de 5,5% até ao final de 2021, “a verdade é que a introdução destas medidas é compatível com uma redução do défice orçamental para a meta de 3,2% do PIB”, acrescenta o mesmo jornal.

Esta situação espelha-se em vários pontos do OE. “O regresso das atualizações salariais na função pública, com um aumento de 0,9% para todos os trabalhadores, conduz, em conjunto com as verbas destinadas a promoções e novas contratações, a um reforço das despesas de pessoal de 778,5 milhões de euros. Mas, em percentagem do PIB, este aumento transforma-se numa redução, de 11,8% para 11,4%”, remata o mesmo jornal.