OE2022: Este é “um orçamento muito amigo das novas gerações”?

O Orçamento de Estado 2022 (OE2022) conta com um conjunto de medidas direcionadas para os jovens, que vão desde medidas ativas de emprego jovem à desburocratização nos apoios à habitação.

O Governo tinha já afirmado que estava a preparar “um orçamento muito amigo das novas gerações”, com “grande enfoque” nos jovens em início de vida profissional, sublinhando que estes foram deixados para trás durante a pandemia, revela o jornal ‘Público’.

Pedro Videira, presidente da direção do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), disse ao ‘Público’ que este é um orçamento “em prol das novas gerações”, classificando esta como a “geração mais qualificada de sempre”.

O presidente do CNJ espera ainda que se concretizem numa maior dotação para as instituições do ensino superior. Paralelamante espera que sejam implementadas medidas ativas de emprego jovem, “como a diminuição da carga fiscal para as empresas que contratem jovens”, e “um reforço e desburocratização do acesso ao Porta 65”, agilizando os acessos dos jovens aos apoios ao arrendamento.

De acordo com a mesma fonte, o IRS jovem deverá passar a ser automático e cobrirá também o trabalho independente. No que respeita ao regime de isenção parcial no IRS, para jovens trabalhadores entre os 18 e os 26 anos com rendimentos declarados iguais ou inferiores a 25.075 euros, este deverá  passar de três a cinco anos após a entrada no mercado de trabalho.

Os jovens que regressarem a Portugal até 2030 terão só uma tributação sobre 50% do vencimento que auferem, explica ainda o ‘Público’.

Ler Mais