OE2022: “Este é um orçamento direcionado para as famílias com filhos”, diz João leão

Na apresentação do exercício orçamental para 2022, o Ministro das Finanças, João Leão garantiu que este é um orçamento direcionado para as famílias com filhos, criando-se uma “garantia para a criança”, composto por medidas que visam reforçar o apoio ao rendimento destas famílias.

“Através desta medida será reforçado o abono de família do 1.º e 2.º escalão”, sublinhou João leão, acrescentando que em 2022 serão garantidos 600 euros anuis para crianças até aos seis anos, e 492 euros para crianças com mais de seis anos. “Em 2023 todas as crianças atingirão o montante anual de 600 euros anual”.

No que respeita ao combate à pobreza infantil, até 2023, cada criança em situação de pobreza receberá 1200 euros por ano, 100 euros por mês, o que implica um aumento fortíssimo no abono de família para estas crianças. paraq 2022 assegura-se desde já 840 euros. “Uma família em situação de pobreza extrema vê assim reforçado o apoio”, colocando Portugal no topo dos países europeus no que respeito ao apoio de crianças em situação de pobreza extrema.

“São medidas que permitem melhorar substancialmente as suas prestações, ajudando-as a romper com o seu ciclo de pobreza”, sublinhou o Ministro das Finanças.