OE2022: CNPC apresenta medidas para empresas lidarem com atual contexto económico

O Conselho Nacional das Confederações Patronais, CNPC, realizou esta quarta-feira uma conferência de imprensa sobre o Orçamento do Estado para 2022, onde foram apresentadas medidas para as empresas lidarem com os desafios e dificuldades que enfrentam no atual contexto económico.

O relatório demonstra que as empresas precisam de ter acesso a instrumentos de dívida, de curto, médio e longo prazo, e a capital, para conseguirem investir mais, aumentar a capacidade produtiva e melhorar a produtividade e nível de competitividade.

No entanto, o CNPC alerta para as dificuldades do financiamento da atividade empresarial do setor privado que são um “sério constrangimento ao investimento e à inovação tecnológica, travando a necessária mudança estrutural da economia”.

 

Capitalização e financiamento

Para promover a capitalização e o financiamento no mundo pós-covid, o CNPC apresentou uma série de medidas, pelo que uma delas é a habilitação do Banco Português de Fomento para ser um dinamizador da diversificação, “quer das fontes de financiamento e de capitalização das PME, quer dos instrumentos à sua disposição”.

Outra das medidas é a necessidade de lançar o mais rápido possível instrumentos de capitalização das empresas previstos no PRR.

 

Qualificações

Como uma das principais preocupações dos empresários e gestores portugueses é captar e reter talento para as suas empresas, o documento apresenta várias propostas relacionadas com qualificações.

Uma delas é a necessidade de implementação do Acordo sobre Formação Profissional e Qualificação alcançado em julho de 2021 no quadro da Comissão Permanente de Concertação Social, em todas as suas vertentes.

Outro dos pontos que apresentam é estruturar linhas de financiamento de apoio para que as empresas tenham a possibilidade de investir em informação interna em áreas de inovação e novos processos tecnológicos.

 

Fundos Europeus

Em termos monetários, o Acordo de Parceria que está a ser negociado com a Comissão Europeia guarda para Portugal 24.182 milhões de euros entre 2021 e 2027, para além dos 19.283 milhões dos fundos do Next Generation EU.

Das medidas propostas pela CNPC destaca-se o aumento da eficiência dos organismos responsáveis pela avaliação e acompanhamento dos projetos, assim como o foco no acesso contínuo das organizações aos incentivos disponíveis.

Ler Mais