O que têm em comum acessibilidade, abono e valor para a economia? CEO da Lusíadas Saúde explica
Por Vasco Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde
106 milhões. Este é o número de resultados, obtidos em português, na pesquisa por inclusão no principal motor de busca na internet.
Nos últimos 12 meses, de acordo com o Google Trends, o top 3 dos tópicos mais populares nesta matéria são acessibilidade, abono e valor para a economia. Este último, sem grande surpresa para mim, regista um crescimento anual de 450%. Esta evolução vem reiterar a percepção de que a inclusão é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea e uma chave-mestra para o desenvolvimento e um tema incontornável de debate. Temos hoje inúmeras definições, oficiais e oficiosas, mas a fidedigna acepção do termo inclusão é, em bom rigor, ainda uma incógnita. É imaginarmos uma realidade em que cada um terá efectivamente a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial e de se sentir verdadeiramente confortável em ser quem é.
A inclusão, temática de enorme complexidade e permeada de controvérsias, está relacionada com a diferença de características e com os nossos preconceitos em relação às mesmas. Conscientes ou inconscientes, os preconceitos moldam a nossa acção diária. É fundamental que tomemos consciência de que forma todas as ideias pré-concebidas nos orientam e condicionam.
Muito mais do que acreditar, sei por experiência própria que cada um de nós é único e que as nossas singularidades nos distinguem e valorizam. A aceitação desta individualidade e o equilíbrio na relação com os outros permite-nos a construção de um espaço sem barreiras, com soluções não exclusivas, adaptáveis às características de cada um ou, melhor ainda, potenciando-as.
Na organização que lidero, julgo que as nossas mais de 7500 pessoas estão orgulhosas do caminho percorrido e focadas no nosso compromisso com a sociedade e com o futuro: “Lusíadas For All”. Prova disso, temos desenvolvido projectos que felizmente vão ao encontro do top das principais pesquisas, promovendo equidade mais do que igualdade.
Em matéria de acessibilidade, o espaço da Clínica Lusíadas Gaia foi preparado para não ser exclusivo. Uma iniciativa que deu mote aos projectos em curso também nos Hospitais Lusíadas Braga e Lisboa. Devemos ter unidades realmente acessíveis a todos, independentemente da sua condição física.
O nosso posicionamento na sustentabilidade e as parcerias de Impacto Social não são alheias ao tema do abono. Sendo certo que as desigualdades económicas são um elemento de exclusão nas comunidades mais vulneráveis, o grupo promove, interna e externamente, o acesso a cuidados de saúde de qualidade. A título de exemplo, temos vindo a facilitar o acesso das Comunidades Ismaelitas e de Refugiados às mais diversas especialidades.
Em matéria de criar valor para a economia, a Lusíadas tem vindo a apostar no projecto de empregabilidade inclusiva, promovendo a equidade de oportunidades num ambiente diverso e contribuindo para a participação plena de todas as pessoas na sociedade.
Em alinhamento com a nossa missão de promover vidas mais saudáveis, alargamos a inclusão aos patrocínios desportivos. O Barco Lusíadas For ALL, primeiro catamaran do mundo preparado para alargar a prática de vela a toda a população, foi inaugurado em Setembro de 2021 e já recebeu mais de 30 organizações sociais.
Acredito que estaremos perante uma sociedade verdadeiramente inclusiva quando todas estas acções deixarem de ser novidade. Seremos inclusivos quando esta realidade for a norma e não a excepção e quando todos os espaços e eventos forem acessíveis a todos, não exclusivos. A Lusíadas está a fazer o seu caminho e levará consigo todos os que quiserem participar.