O que é a “lista negra” do Banco de Portugal? Central de Responsabilidade de Crédito recebe mensalmente informação sobre cerca de 17 milhões de contratos de crédito
O que leva alguém a entrar na “lista negra” do Banco de Portugal? Como se pode sair da mesma? Esta tabela, cujo nome real é Central de Responsabilidade de Crédito (CRC) tem o “dom” de sinalizar para sempre um incumprimento de uma prestação à banca.
Assim “basta a um cliente deixar de pagar uma qualquer prestação de um financiamento e que essa situação se mantenha quando o banco tirar um “retrato” à posição financeira de todos os seus clientes no final do mês”, explica o Jornal de Negócios.
Este registo é enviado ao regulador, passando o cliente a estar sinalizado pelo Banco de Portugal. A lista, para além de “negra”, tem várias cores mediante o montante e nível de incumprimento em causa.
Sempre que quiser sair desta lista basta pagar o que deve, mas lembre-se: o registo referente ao facto de que num determinado período entrou em incumprimento, ficará guardado para sempre na base de dados da CRC, influenciando a possibilidade de receber no futuro um crédito bancário.
Como explica o Negócios, “a CRC permite que qualquer pessoa ou empresa saiba, a qualquer momento, que informação é que os bancos têm sobre si – basta pedir o seu mapa de responsabilidades. E que responsabilidades é que lhe são imputadas, sendo importante consultá-lo de tempos a tempos. Não só para não ser surpreendido com créditos de que não tinha conhecimento, com uma situação em que é fiador e não sabia, ou mesmo incumprimentos que poderão vir a limitar a concessão de crédito. Há cerca de 250 mil consultas mensais feitas por pessoas e por empresas à CRC”.
A Central de Responsabilidade de Crédito recebe, em média, por mês, informação sobre cerca de 17 milhões de contratos de crédito, concedidos a pessoas singulares e a pessoas coletivas, refere a publicação económica do grupo Cofina.