O poder do mar, um cluster em crescimento em Portugal

Entre os portos, aquacultura, pescas, construção naval, energia, turismo e tecnologias associadas, o potencial de crescimento do cluster do mar em Portugal é um dos maiores da Europa.

A costa marítima portuguesa tem cerca de 2587 km, incluindo os arquipélagos dos Açores e Madeira. No total, representa 2,7% da costa marítima total da União Europeia. Além disso, o país tem uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas na Europa cobrindo mais de 1,7 milhões de quilómetros quadrados, cerca de 18 vezes mais do que o seu espaço territorial.

Esta posição privilegiada de confluência de rotas internacionais e a existência de um sistema portuário cuja carga movimentada tem vindo a crescer de ano para ano, permitem ainda que o país se assuma como um pólo logístico de excelência na Europa.

O continente tem nove portos: Viana do Castelo e Leixões, na região Norte; Aveiro e Figueira da Foz, no Centro; Lisboa e Setúbal, na região da Grande Lisboa; Sines, no Alentejo; Faro e Portimão, no Algarve; enquanto a Região Autónoma dos Açores conta com cinco portos e a região Autónoma da Madeira com três.

O potencial deste cluster passa ainda pelo turismo, não só pelos navios cruzeiro que atracam diariamente nos portos nacionais, mas também pela captação de turistas que procuram destinos de praia de excelência e que fomentam o crescimento da hotelaria e restauração.

De facto, o objectivo é que em 2020 o contributo para a economia nacional do sector do Mar alcance os 3%, face aos 2,5% que tinha em 2010. Para tal, encontra-se actualmente em análise nas Nações Unidas uma candidatura que prevê o aumento futuro da plataforma continental portuguesa das actuais 18 vezes o tamanho do território para 42.

Know-how português

De acordo com o estudo “Deepening understanding of potential blue growth in the UE member states on Europe’s Atlantic Arc”, elaborado pela Comissão Europeia, as sete maiores actividades económicas marítimas em Portugal são as Pescas para consumo humano, com um valor acrescentado bruto de 834 milhões de euros e 47 050 trabalhadores, o turismo costeiro, com um VAB de 955 milhões e 44 155 trabalhadores, seguidos pela agricultura em solos salinos, transportes marítimos, construção e reparação naval, pesca em alto mar, construção de projectos marítimos.

 

 

Ler Mais





Comentários
Loading...