O novo “carocha” é elétrico e não chega da Volkswagen

O chamado “carocha” é um dos modelos mais conhecidos da Volkswagen, mas nem todos os automóveis com este formato serão da responsabilidade da marca alemã. Uma fabricante chinesa decidiu recuperar o modelo e criar o Ora Ballet Cat, cuja apresentação oficial deverá acontecer no final deste mês.

Segundo o site Autoweek, o veículo nasce pelas mãos da Ora, divisão elétrica da Great Wall Motors, o que significa que se trata de uma versão mais ecológica do modelo da Volkswagen que se tornou icónico no século passado. A mesma publicação indica ainda que um modelo semelhante já tinha sido apresentado no início deste ano, o Ora Punk Cat, sendo que este estaria pensado para o público masculino. O Ora Ballet Cat, por seu turno, será para as mulheres.

O novo modelo terá baterias de dois tamanhos (47.8 kWh e 59.1 kWh), mas para já estas são as únicas características desvendadas. Assim que for apresentado ao mercado, deverão ser divulgados mais pormenores, nomeadamente no que concerne aos planos de produção e disponibilização para venda.

Resta saber se os consumidores chineses serão fãs deste modelo a fazer lembrar um pequeno inseto. É que o Beetle original, da Volkswagen, não foi vendido na China pós-guerra e, por isso, é pouco provável que os cidadãos reconheçam a inspiração por detrás do novo veículo da Ora.

O Autoweek recorda ainda que a possibilidade da própria Volkswagen estar a desenvolver uma versão elétrica do Beetle começou a circular no mercado, mas que ainda não são visíveis quaisquer resultados. A marca parece ter concentrado os seus esforços na recriação da carrinha “pão de forma”, dando origem ao ID. Buzz.