“O inverno está a chegar”: Recessão na Europa parece quase “inevitável”, revela análise da AllianzGI
A Allianz Global Investors (AllianzGI) divulgou esta sexta-feira o Relatório Mensal sobre Mercado de Capitais de Novembro de 2022, elaborado pelo Dr. Hans-Jörg Naumer, Diretor Global de Mercados de Capitais & Análise Temática da empresa.
“A recessão na Europa parece quase inevitável. A economia dos EUA, por outro lado, está a revelar-se mais resiliente. “Winter is coming” – É verdade que o inverno está a chegar, mas também é verdade que depois do inverno se segue sempre a primavera. Isto aplica-se, certamente, também aos mercados financeiros. Não só os preços da energia podem ser um sinal disso, como também o facto de muitos indicadores de sentimento estarem já a antecipar um período glacial – e o que já está previsto, dificilmente pode constituir uma surpresa negativa”, começa por explicar.
Sobre os investidores a médio e longo prazo, o especialista revela que “estão a ter em atenção o sentimento já claramente negativo que se reflete tanto nos indicadores económicos como nos dos mercados”, referindo-se ao mais recente inquérito global aos gestores de fundos realizado pelo Bank of America que concluiu “múltiplos pontos depressivos em termos de sentimento. Segundo o inquérito, as expetativas de desenvolvimento macroeconómico praticamente colapsaram. Os gestores de fundos renderam-se. A sua sobreponderação de dinheiro, com uma subponderação simultânea de ações, encontra-se num território que ‘é impossível piorar'”.
“Se a valorização do dólar americano continuar, os riscos para a estabilidade financeira aumentarão em todo o mundo, especialmente nos mercados emergentes, que têm de pagar níveis elevados de dívida denominada em dólares americanos. Muitos países em todo o mundo estão a “importar” a inflação para as suas economias através de uma moeda interna fraca, incluindo a zona euro.”