“O fabricante de automóveis que não for elétrico em 2030 está morto”, diz CEO da Alfa Romeo

Jean-Philippe Imparato, que foi nomeado CEO da Alfa Romeo, a marca premium da Stellantis, em 2021, explicou que “o fabricante de automóveis que não for elétrico em 2030 está morto” na apresentação do Tonale, um SUV compacto, que marca o início da eletrificação da marca.

Em declarações a jornalistas na fábrica da empresa em Nápoles, onde será montado o novo modelo que não é 100% elétrico, mas terá uma versão híbrido plug-in, o CEO acrescentou que em 2027, a Alfa Romeo pretende que todos os carros que comercializa sejam elétricos.

A marca tem apenas dois modelos à venda, o Alfa Romeo Giulia e o Stelvio, mas o novo modelo vai ser o início da eletrificação da marca. Esse processo terá de ser acelerado, pois o primeiro carro da marca com uma versão totalmente elétrica vai chegar em 2024 e o primeiro carro apenas elétrico vai ser lançado em 2025, segundo o executivo.

Relativamente às vendas, a atual guerra na Ucrânia impossibilita que sejam feitas previsões, depois da venta total de cerca de 86 mil unidades a nível mundial em 2021. “Eu diria que o primeiro trimestre foi bom, respeitámos o plano de produção e não perdemos muitos veículos nesses três meses. Dito isso, adivinhar como serão os próximos dois trimestres é muito difícil”, explica Jean-Philippe Imparato.

Sobre as metas de lucro, o CEO diz que “a Alfa Romeo não se preocupa com o volume, mas sim com a qualidade das vendas e a margem de lucro de cada carro”.

O dirigente mostrou ainda confiança no processo de transformação da empresa, mas ao mesmo tempo está ciente da escassez de semicondutores que o setor automóvel enfrenta, dizendo que já encontraram soluções para os fornecedores.

Finalmente, e perante a crise no mercado de eletricidade, o CEO da Alfa Romeo explicou que ““de momento, a regulamentação do CO2 não mudou e todos estão a investir em infraestruturas de baterias”, mas acrescentou que “se a regulamentação mudar, nós mudaremos”.

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