O desempenho faz parte do ADN da sua empresa?

Por: Elaine Mak, Fast Company

Quando as empresas atingem os seus objectivos financeiros, há muitas vezes uma merecida e colectiva comemoração para celebrar o trabalho árduo e os objectivos atingidos. Mas, na maior parte das vezes, essas vitórias são fruto de algo muito mais caótico — a sorte, as noites sem dormir e até mesmo uma cultura tóxica tiveram provavelmente um papel mais importante do que gostaríamos de admitir.
O que as organizações precisam realmente de perguntar é se o seu desempenho vencedor é repetível — no próximo trimestre, no próximo ano, numa economia forte, mas também numa economia mais fraca. E, no caso das organizações com dificuldades, até que ponto é que elas abordaram o que prejudica o seu desempenho ou investiram em pontos fortes comprovados?
Liderei mudanças transformacionais em várias empresas de elevado crescimento e defini estratégias que tiveram impacto em milhares de trabalhadores. Embora não tenha sido uma tarefa fácil, aprendi algo importante durante o processo. Para dar o salto do “desempenho por acaso” para uma verdadeira organização de elevado desempenho, o foco no desempenho tem de ser incorporado em todo o ADN da organização. Isto não é negociável. E nunca é demasiado cedo para começar.
Aqui estão os quatro passos para criar uma infra-estrutura de desempenho duradoura

1 – Fazer do desempenho uma iniciativa, não apenas um resultado
Construir uma organização de desempenho exige mais do que a soma dos esforços de cada executivo. É necessária uma iniciativa explícita e multifuncional. Os líderes precisam de analisar toda a sua forma de trabalhar — da mentalidade ao processo, passando pela comunicação e pelas métricas — e determinar todos os pontos onde o desempenho pode ser integrado na infra-estrutura da empresa. Tal como qualquer outra iniciativa da empresa, é necessária uma estratégia, um plano de trabalho com metas, funções e responsabilidades claras e responsabilização. Sem este nível de granularidade, a sua organização terá um objectivo de desempenho, mas não uma cultura de desempenho.

2 – Preparar o caminho para um responsável pelo desempenho
A criação de infra-estruturas a nível de toda a empresa para qualquer iniciativa exige um responsável. As empresas têm de recorrer a um executivo para criar uma cultura de desempenho abrangente, que esteja totalmente enraizada nos princípios operacionais para atingir os objectivos de desempenho. Em muitas empresas, esta responsabilidade pode estar num silo com um CFO ou um CHRO, limitando o impacto total de uma forte cultura de desempenho a apenas uma parte da empresa. A chave é garantir que as pessoas e o desempenho são vistos por uma lente integrada em toda a empresa. Embora nem todas as organizações tenham um director de desempenho formal, esta pessoa desempenhará eficazmente essa função. Igualmente importante é analisar cuidadosamente quem na sua organização pode estar a impedir o seu desempenho. Por exemplo, à medida que a sua empresa amadurece, certifique-se de que os pontos fortes dos seus líderes estão alinhados com a actual fase de crescimento. Esteja preparado para fazer movimentos intencionais e ousados quando eles não estiverem.

3 – Alinhar a equipa executiva
Toda a equipa executiva deve estar ciente da filosofia e dos valores fundamentais da organização e estar empenhada em fazer a sua parte para construir uma organização de desempenho. Mais do que uma demonstração informal de apoio, recomendo o uso do que chamo acordos de parceria executiva. A um nível macro, estes acordos definem como tomamos decisões e como tratamos as pessoas enquanto empresa. Em termos tácticos, os executivos estabelecem acordos explícitos entre si, que abrangem os estilos de funcionamento e de comunicação preferidos, os limites a respeitar, como gostam de receber feedback e o tipo de coisas que os desmotivam. Isto ajuda a criar confiança entre os parceiros, mas também fornece uma estrutura para lidar de forma eficiente e respeitosa com os inevitáveis momentos de desacordo.

4 – Criar um plano de infra-estruturas multifuncional
A operacionalização do desempenho não pode ser simplesmente anunciada, mas deve ser integrada em todas as partes de uma organização. Examine todo o ciclo de vida do produto, do marketing e dos colaboradores, e verifique como trata e envolve as pessoas em todas as fases, do recrutamento até à saída. Seja táctico e identifique as mudanças claras que precisam de ser feitas. Por exemplo, a recente transformação da Valimail incluiu um novo painel de controlo da empresa com sinais de alerta precoce de problemas no desempenho, um sistema de gestão do desempenho que recompensa igualmente os resultados e como o trabalho é feito, e a reformulação das equipas de projecto, que deixaram de ser hierárquicas e passaram a ser baseadas em pontos fortes.
Com o desempenho como um programa, e não apenas como uma promessa, é possível desbloquear os ganhos financeiros ocultos e presos que existem na sua organização. A sua empresa pode até recuperar parte do mercado total alcançável (TAM) que está a perder para a concorrência, permitindo um novo nível de crescimento sustentável. O mais importante é que, com a clareza e a concentração que advêm da responsabilização executiva, pode parar de deixar o desempenho ao acaso. 

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