“Viu tudo a acontecer sentado no conforto da sala de jantar privada”: Biden critica Trump por não ter agido durante ataque ao Capitólio

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou abertamente o seu antecessor Donald Trump pela sua não resposta durante o ataque de 6 de janeiro de 2021, contrastando a falta de ação com o “heroísmo” dos polícias que responderam à revolta do Capitólio.

“Todos os dias confiamos na aplicação da lei para salvar vidas. Então, a 6 de janeiro, confiámos na aplicação da lei para salvar a nossa democracia”, destacou Biden, em declarações feitas virtualmente numa conferência, segundo relatou a televisão americana ‘CNN’.

“Vimos o que aconteceu: a Polícia do Capitólio, a Polícia Metropolitana de Washington DC e outras agências policiais foram atacadas e agredidas diante dos nossos olhos. Pulverizadas. Pisadas. Brutalizadas. Vidas foram perdidas”, acrescentou Biden.

“Durante três horas, o derrotado ex-presidente dos Estados Unidos viu tudo a acontecer sentado no conforto da sala de jantar privada ao lado do Salão Oval. Enquanto fazia isso, corajosos polícias foram submetidos a um inferno medieval durante três horas, encharcado de sangue, cercado por carnificina”, criticou Biden.

Testemunhos ouvidos pelo comité na semana passada mostraram que Trump resistiu aos apelos dos seus aliados e conselheiros para responder com mais força aos distúrbios no Capitólio – terá passado a tarde a assistir aos tumultos sem atuar. Mais tarde, Trump recusou-se a fazer comentários para que os manifestantes se afastassem antes de finalmente fazê-lo.

“Diante de uma multidão enlouquecida que acreditou nas mentiras do presidente derrotado, a polícia foi heroica naquele dia. Donald Trump não teve coragem de agir”, acusou o presidente americano. “Os bravos homens e mulheres de azul, em toda a nação, nunca devem esquecer isso. Não se pode ser pró-insurgência e pró-democracia.

Ler Mais