O blockchain pode melhorar a indústria da aviação

Os negócios aeroespaciais podem beneficiar da partilha de dados sobre história, manutenção e operações aeronáuticas

A indústria aeronáutica é vasta, complexa e interligada – e está a crescer rapidamente. À medida que se expandem, as empresas que fabricam, operam e fazem a manutenção dos aparelhos procuram IA, impressão 3D e outras capacidades, tecnologias e ferramentas que lhes permitam optimizar o desempenho. Eis outra tecnologia inovadora que devem ter em conta: o blockchain.

O que tem o blockchain, mais associado à criptomoeda, que ver com o processo de mover máquinas de 250 toneladas pelo ar? Ter uma visão mais precisa da configuração e historial de manutenção de um avião ajuda a reduzir custos e perdas, estimula a disponibilidade de bens, aumenta o valor dos aviões no mercado secundário e no final dos contratos de leasing, e melhora a produtividade dos colaboradores. E o blockchain tem atributos únicos que farão com que sejam uma ferramenta poderosa para o sector.

CRIAR UM “GÉMEO DIGITAL”

Dependendo do seu tamanho, um avião tem entre centenas de milhares e vários milhões de peças. Mas não existe uma imagem única que mostre as condições ou o historial de um avião. As empresas de manutenção mantêm frequentemente registos escritos à mão. Esses registos são muitas vezes partilhados em pilhas de PDF impressos. Se os dados forem digitalizados, acabarão espalhados entre (e dentro de) várias partes e sistemas. Fornecedores, vendedores e clientes do mesmo fabricante, que também podem concorrer entre eles, sentem-se relutantes perante a ideia de partilhar informações. E quando falta um comprovativo de proveniência ou uma factura, a navegabilidade aérea de uma peça tem de ser estabelecida através de investigação, testes e recertificação – e tudo isto exige tempo e dinheiro.

A natureza descentralizada, imutável e consensual do blockchain torna-o perfeito para ajudar a ultrapassar esses desafios. Ao nível mais básico, cada blockchain é um registo digital de transacções que ocorrem numa rede peer-to-peer com a capacidade de controlar a visibilidade – quem tem permissão para ver quais dados. O blockchain oferece a capacidade de criar uma “certidão de nascimento” para todas as peças e de a actualizar sempre que a peça se movimenta na cadeia de abastecimento ou é instalada num avião. O estado da peça é actualizado sempre que o avião passa pela manutenção ou é inspeccionado por um técnico.

O registo digital dessa peça pode incluir o número de cauda e configuração de um avião, a localização da peça no avião, o seu fabricante, a identidade de cada técnico que tocou na peça e a localização do serviço. Estes registos digitais podem ser agregados num “gémeo digital” do avião para oferecer uma imagem em tempo real da sua condição a partir do momento em que sai da linha de montagem até ao dia, 20 anos mais tarde, em que é devolvido ou reformado. E ao assegurar que os participantes têm acesso apenas à informação a que têm direito, o blockchain pode, simultaneamente, melhorar a visibilidade dos participantes nos seus próprios negócios, salvaguardando ao mesmo tempo os dados dos olhos da concorrência.

FINANÇAS AERONÁUTICAS

A profusão de informações sobre constituição, utilização e manutenção de um avião que podem ser guardadas e actualizadas em tempo real usando tecnologia blockchain promete ter grande impacto na forma como o avião é valorizado. Esses casos incluem:

. Criar valor no mercado secundário.

Os motores a jacto que têm padrões elevados e que incluem peças certificadas atingem valores altos no mercado secundário. Com a sua capacidade para oferecer registos de manutenção verificáveis actualizados em tempo real, o blockchain pode estender esse valor a todo o avião.

. Alterar o leasing.

Actualmente, cerca de metade da frota de 23 mil aviões comerciais é fretada. Mas o final do leasing é muitas vezes moroso, normalmente exigindo o desmantelamento total doaparelho para se contabilizar as peças e avaliar a sua condição.

No entanto, se a proveniência e a utilização de peças fosse controlada por uma solução de blockchain, apenas as peças que mostrassem uma utilização alta ou invulgar e as que tivessem de ser inspeccionadas por lei seriam examinadas com mais atenção.

FORÇA DE TRABALHO

Muitos dos que estão directamente envolvidos nas operações e manutenção de aviões devem obter e demonstrar inúmeras credenciais e qualificações.

A tecnologia blockchain pode tornar mais prático assegurar que a identidade de cada pessoa que interage com um avião – e o estado das suas credenciais – é registada e torna-se parte da imagem em tempo real da sua situação.

Usando uma aplicação móvel, os colaboradores podem verificar a sua identidade biometricamente (através de reconhecimento facial, por exemplo), validar os seus pormenores pessoais e carregar provas das suas credenciais. Assim que validado por um empregador ou uma entidade, um certificado de formação ou outra credencial tornar- -se-ia parte do perfil do colaborador no blockchain. A partir daí, as partes com as permissões apropriadas veriam num instante a identidade e as qualificações da pessoa que instalou uma peça ou fez uma manutenção ao avião, oferecendo mais confiança na imagem geral da saúde do avião.

OS PRIMEIROS PASSOS

Desenvolver uma solução de blockchain para a aviação que tenha o poder de oferecer as soluções referidas anteriormente não é fácil.

A nossa experiência a trabalhar com empresas aeroespaciais, assim como em soluções com blockchain – incluindo o Air Trace, a solução que desenvolvemos para o sector –, leva-nos mesmo a concluir que as empresas podem seguir um trajecto que conduza a uma execução de sucesso ao concentrarem-se em quatro medidas essenciais no início dos esforços de blockchain.

. Definir a estratégia. Explicar o valor do negócio não é o mesmo que demonstrá-lo. De facto, o risco de prometer demasiado é real. É por isso que um registo bem- -sucedido de dados de blockchain para um avião será inicialmente pequeno – não com um avião inteiro, mas talvez com um único sistema ou processo.

Os resultados positivos demonstrados nas credenciais da força de trabalho podem ajudar a desenvolver projectos maiores e mais ambiciosos. Mais ainda, constatou-se que dar primeiros passos prudentes através de programas-pilotocuidadosamente criados pode impedir o choque cultural.

. Desenvolver um ecossistema. Fazer com que os stakeholders concordem sobre os padrões que definirão o modelo de negócio é talvez o maior desafio do blockchain. Em certos casos, uma empresa única e dominante tem peso suficiente para definir padrões e regras à sua vontade e para exigir aos outros que querem participar que obedeçam a elas. Contudo, este modelo de “patrocínio” é pouco apropriado para a indústria aeronáutica. Em vez disso, um modelo de consórcio seria mais adequado. Os membros do consórcio trabalhariam em conjunto para estabelecer gestão, supervisão e mecanismos de auditorias e definiriam as regras de participação.

. Criar deliberadamente. Os blockchains sem permissão, nos quais qualquer pessoa pode iniciar e ver transacções, têm muitas utilizações valiosas. Mas um blockchain específico para a indústria aeronáutica com o objectivo de recolher dados para a vida do avião necessitará provavelmente de um conjunto rigoroso de permissões para assegurar que a informação mais vulnerável só está disponível a quem dela precisa. O corpo regente, como um consórcio da indústria, teria o poder – e responsabilidade – de definir essas regras. É importante incluir cibersegurança, observância, auditoria e especialistas legais nas decisões, desde o início. Reunir a equipa certa ajudará a evitar erros dispendiosos e criará confiança entre todos no ecossistema.

. Ultrapassar a incerteza da regulação. Embora o blockchain seja uma tecnologia global, qualquer solução terá de cumprir legislação específica. Por exemplo, o Regulamento Geral de Protecção de Dados da União Europeia exige que os dados pessoalmente identificáveis sejam apagáveis. O regulamento é regional, mas a criação de um blockchain global tem de o ter em conta na utilização relacionada com a força de trabalho. Esperamos que regulamentos semelhantes influenciem a concepção e execução dos exemplos de utilização delineados aqui.

As entidades reguladoras nacionais da segurança aeronáutica e dos transportes terão provavelmente de ficar satisfeitas de que o blockchain satisfaz as suas exigências na conservação de registos e é pelo menos tão fiável e fiscalizável como os sistemas existentes. Como o nosso inquérito Global Blockchain Survey descobriu, a ideia aqui é desenvolver soluções juntamente com esforços para algum conforto regulatório – em vez de se esperar aprovação. O objectivo é “mostrar, e não contar” como funciona a transparência para obter apoio.

A verdade é o ingrediente mais importante nas implementações bem-sucedidas de blockchain, e reunir um ecossistema e fazer com que partilhem um objectivo com regras definidas e obedecidas por todos não é fácil. Mas, é essencial para que cumpra a sua enorme promessa.

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