Nova moeda para celebrar o “Brexit” gera polémica. E a culpa é de uma vírgula

A moeda que assinala o Brexit tem um valor de 50 pence (aproximadamente 60 cêntimos), entra em circulação já esta sexta-feira e é alvo de discórdia… pela ausência de uma vírgula. Em causa está a pontuação da frase que tem inscrita “Peace, Prosperity and Friendship with all nations” – ou “Paz, prosperidade e amizade com todas as nações” –, na qual falta a chamada vírgula de Oxford, utilizada na língua inglesa e que deve ser colocada antes de conjunções (como, por exemplo, o “e”).

Philip Pullman, escritor britânico, lançou a discussão na rede social Twitter ao publicar que a ausência da vírgula de Oxford na nova moeda devia ser razão para esta “ser boicotada por toda a gente alfabetizada”. A publicação do autor literário tornou-se viral e conta já com 3,5 milhares de retweets e 19 mil gostos.

A Royal Mint (casa da moeda do Reino Unido), em declarações ao The Telegraph afirmou que respeita “a visão dos que sugerem que [na moeda] devesse constar uma vírgula adicional”, mas que a “mensagem é apropriadamente veiculada conforme foi finalizada”.