Nokia entra em joint venture para construir estações-base de telecomunicações 4G e 5G na Rússia

A Nokia e a empresa russa YADRO anunciaram esta quarta-feira que vão estabelecer uma joint venture para construir estações-base de telecomunicações 4G e 5G na Rússia, segundo a ‘Reuters’.

De acordo com o Governo russo, está previsto o alargamento das licenças das operadoras de telecomunicações para além de 2023 para redes LTE (evolução de longo prazo), mediante a construção de redes usando apenas equipamentos russos, numa tentativa de Moscovo de promover tecnologias e serviços de IT domésticas.

De acordo com a Nokia, as duas partes assinaram um termo de compromisso no dia 23 de novembro, especificando a sua intenção de entrar em negociações de boa fé com o objetivo de criar uma joint venture na Rússia. Contudo, não foram divulgados prazos ou investimentos previstos .

Segundo o jornal ‘Kommersant’, que cita uma fonte, a YADRO deverá assegurar uma participação de 51% na joint venture, com a Nokia a ter os 49% restantes.

O ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov, explicou que o acordo entre as empresas prevê o desenvolvimento de equipamentos de telecomunicações na Rússia, com o início da construção previsto para dezembro.

Atualmente, os fabricantes russos são responsáveis por 21% dos 2,02 mil milhões de euros (168 bilhões de rublos) dos contratos de aquisição de equipamentos de telecomunicações do Estado, de acordo com Manturov.

Outros fornecedores estrangeiros, tais como a Huawei, Ericsson e ZTE, também demonstraram interesse em instalar equipamentos no país, segundo a Kommersant.

Ler Mais





Comentários
Loading...