Netflix apresenta hoje resultados. Será que vai surpreender novamente os investidores?
A gigante de streaming Netflix vai apresentar resultados após a fecho da sessão em Wall Street, esta terça-feira. Tendo em conta que perdeu 970.000 subscritores no segundo trimestre de 2022, período em que obteve um lucro líquido de 1.441 milhões de dólares (cerca de 1.400 milhões de euros), analistas da XTB explicam que os dados podem “revelar-se extremamente sensíveis para os mercados” pois “os anteriores relatórios acabaram por provocar fortes quedas nos índices”.
“As expectativas de Wall Street parecem bastante elevadas, tendo em conta os dois anteriores resultados fracos da Netflix. Particularmente evidente a partir do crescimento previsto da subscrição, os analistas esperam claramente que o 3º trimestre da Netflix determine que os dois anteriores foram meramente ‘acidentes de trabalho’, no caminho do crescimento, embora alguns investidores, incluindo Bill Ackman, tenham afirmado ter perdido a confiança no modelo de negócios da empresa, depois de relatórios mais fracos terem causado a queda do preço das ações.”
“Além disso, o quarto trimestre, que já começou, pode suscitar interesse na Netflix devido ao Outono e ao Inverno, durante os quais muitas pessoas passam o seu tempo livre e as noites em casa”, acrescentam os analistas da XTB.
Na semana passada, a gigante de streaming anunciou que vai lançar em novembro uma nova modalidade de subscrição com publicidade, por um preço de 5,49 euros mensais, apresentando um número limitado de filmes e séries e impossibilitando descarregar conteúdos.
Inicialmente, o plano “Básico com anúncios” vai estar disponível em 12 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Reino Unido.
Sobre estas mudanças, os analistas referem que “a empresa fez uma série de grandes movimentos desde o início deste ano, quebrando a partilha de senhas, entre outras coisas, e aumentando o preço das subscrições ao mesmo tempo, concentrando-se no segmento dos jogos móveis e das séries. Os analistas concordam moderadamente que este trimestre irá apagar 1 milhão de perdas totais de assinaturas a partir do primeiro semestre do ano. Também a divulgação antecipada de um plano mais barato que inclua publicidade é um passo poderoso”.