Netanyahu diz que Israel “fará tudo o que for necessário para se defender” do Irão

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, recebeu em Jerusalém o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Cameron, e a ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock. O encontro centrou-se na segurança regional e na ajuda humanitária em Gaza. Netanyahu expressou gratidão pelo apoio internacional, mas reafirmou a autonomia de Israel nas decisões de segurança.

O gabinete de Netanyahu divulgou um comunicado que sublinha o “apoio inequívoco dos seus governos e a posição dos países em defesa sem precedentes contra o ataque do Irão a Israel”.

Contudo, Netanyahu salientou que Israel continuará a decidir autonomamente sobre a sua segurança. “Quero deixar claro: tomaremos as nossas próprias decisões e Israel fará tudo o que for necessário para se defender”, declarou o primeiro-ministro.

A situação em Gaza também esteve em destaque, com Netanyahu a rejeitar as alegações de organizações internacionais acerca da fome na região. “O primeiro-ministro rejeitou as alegações de fome em Gaza e reiterou o compromisso de Israel com a questão humanitária”, acrescentou o comunicado do gabinete de Netanyahu.