Naves espaciais, dragões e cascatas: Novo projeto da capital da Arábia Saudita parece saído de um filme de ficção científica

As imagens mostram um cenário digno de um filme de ficção científica, passado num futuro distante: um gigantesco edifício cúbico, com elevadores-cápsula, naves espaciais, cascatas e jardins exuberantes e até dragões no horizonte. Não se trata de uma grande produção de Hollywood, mas sim do mais recente grande projeto urbanístico em Riade, capital da Arábia Saudita.

O objetivo é transformar o centro urbano “numa das cidades mais habitadas do Mundo” e alargar a capital em cerca de 19 quilómetros quadrados de área para acomodar centenas de milhares de habitantes. A construção da ‘Nova Murabba’ (Nova Praça, no original) foi anunciada pelo fundo soberano, liderado pelo príncipe Mohammed bin Salman.

No coração do projeto está o ‘Mukaab’, um cubo com 100 metros de altura e largura com dimensões capazes de ter no seu interior 20 Empire State Buildings.

La dentro existe uma grande torre, com apartamentos, centros comerciais, hóteis e unidades residenciais, bem como outros espaços. A ideia é oferecer a quem está no interior uma “experiência imersiva”: com tecnologia holográfica, os clientes dos restaurantes ou lojas, e os moradores, terão uma “nova realidade” que lhes é transmitida nos ecrãs vistos do interior, que podem incluir dragões, florestas tropicais ou até mesmo o espaço.

De acordo com o fundo responsável pelo projeto, o edifício terá um custo acima de 620 mil milhões de euros, e estará construído e pronto em 2030.
Analistas apontam que está é uma tentativa da Arabia Saudita de responder à concorrência do Dubai, que também se tem tentado posicionais como uma referência no turismo de luxo e centro de investimento global.

No entanto, há quem aponte que este novo projeto da Arábia Saudita seja como outros megalómanos já anunciados, e que entretanto viram pouco desenvolvimento.

Em 2021, o príncipe anunciou a construção da cidade de Neom, orçamentada em 500 mil milhões de euros, com empregadas-robô, táxis voadores e uma lua artificial. Já no ano passado, foi revelado outro projeto, o The Line, que prevê a construção de uma cidade linear com capacidade para 9 milhões de habitantes.

Os dois projetos têm avançado muito devagar, ainda que as autoridades sauditas garantam que todos os prazos serão cumpridos. O país tem já também um plano de 800 mil milhões para duplicar o tamanho ca capital, Riade, na próxima década, querendo transformar a cidade num cento económico mundial.

Ler Mais