Não sabe como “desligar” do trabalho e desfrutar das férias? Nós ensinamos
Depois de um ano de trabalho árduo, chegam as tão desejadas férias para a maioria dos trabalhadores portugueses. Ainda que, muitos deles, dediquem semanas ou meses a planear este parêntesis na sua vida laboral, quando chega o momento, nem todos são capazes de deixar o trabalho e as preocupações, de modo a desfrutar e aproveitar os dias de descanso.
Siga estes conselhos para conseguir “desligar” do trabalho:
– Organização e planificação
Desfrutar plenamente das nossas férias, exige tempo fora do nosso dia-a-dia. Sabemos que não é fácil, mas é possível. O nosso cérebro e o nosso corpo sabem o que fazem e sabem que depois de 72 horas, tudo é muito mais fácil. É tudo uma questão de organização e preparação mental. Pensar nos locais que vamos visitar, nas actividades que vamos realizar ou, simplesmente, pensar nas pessoas com as quais vamos passar mais tempo, alimenta, de certa forma, o desejo de ir de férias. O nível de cansaço que levamos connosco é, igualmente importante.
– O período de férias
Recomendam-se duas semanas seguidas de descanso e diversão. São quinze dias que nos fazem sentir nostálgicos e com vontade de reencontrar os colegas. O processo de desconexão varia de maneira considerável em função da posição que cada um ocupa na empresa. Há empresas que encerram durante o período de férias, há quem tenha que coordenar com outros colegas e distribuir responsabilidades.
– O plano de férias e o destino
O plano de férias e o destino influenciam directamente esta “desconexão” com a rotina. Quanto mais focados estivermos nas nossas novas actividades, menos vezes nos vamos lembrar do que deixámos no escritório. Da mesma forma, quanto mais desconhecido for o destino, mais envolvidos ficamos nas nossas aventuras.
– O e-mail e o telemóvel
Sem sombra de dúvida, o e-mail e o telemóvel são os principais inimigos das férias. Se não nos despegamos, será mais difícil encontrar descanso, mas estes conselhos podem ajudar:
1. Encerrar os temas antes de partir – pelo menos os mais urgentes. Se não for possível, devemos deixar indicação a um colega para dar seguimento.
2. Comunicar que vamos de férias com antecedência – avisar alguns colegas, clientes e fornecedores que estaremos uns dias fora e partilhar o contacto da pessoa que ficará responsável pelos nossos temas.
3. Activar o Out of Office – esta ferramenta ajuda a orientar todos aqueles que querem entrar em contacto connosco durante as nossas férias.
4. Definir um horário para dar uma vista de olhos no e-mail – se, por alguma razão, temos que consultor a nossa caixa de entrada, podemos definir uma hora específica para o fazer. Vale espreitar de manhã ou ao final do dia, mas não vale estar constantemente a espreitar!