Não o viu por aí? Caça F-35 desaparece nos EUA e autoridades pedem ajuda à população para o encontrar

“Como raio é que se perde um F-35?”: É esta a questão, colocada pela deputada Nancy Mace que, por estes dias, vai na cabeça de muitos norte-americanos (e não só). É que um destes caças desapareceu sem deixar rasto e as autoridades norte-americanas estão a pedir ajuda à população para ajudar a localizá-lo.

Num incidente ainda por explicar, o piloto da aeronave ejetou-se quando esta sobrevoava a base militar de Charleston, na Carolina do Sul, no domingo e, ainda que o único ocupante da aeronave tenha escapado de forma segura, e esteja estável, o avião continua desaparecido.

O transmissor do avião, que em normais circunstâncias permitiria detetar a aeronave não estava a funcionar quando se deu o incidente “por uma razão ainda a ser determinada”, indica o porta-voz daquela base militar norte-americana, Jeremy Huggins, em declarações ao Washington Post.

Assim, os líderes militares pedem auxílio da população para encontrar a aeronave. A Força Aérea, a Administração Federal de Aviação e a empresa fabricante do F-35, a Lockheed Martin, também estão a participar nas buscas.

O caça, modelo F-35B Lightning II, tem um design e revestimento furtivos, que o tornam mais difícil de ser detetado. Para além disso, o avião foi deixado em piloto automático quando o manobrador se ejetou, pelo que há possibilidade que a aeronave tenha continuado a voar no ar até o combustível acabar.

Com base na última localização conhecida do F-35 desaparecido, as buscas estão a concentrar-se na área dos lagos Moultrie e Marion.

Ler Mais