Multinacional com escritório em Évora atrai 3 milhões de investimento direto estrangeiro para Portugal

A Empowered Startups, multinacional canadiana com escritório em Évora, já atraiu 56 empreendedores para Portugal e mais de três milhões de euros de investimento direto estrangeiro para universidades e institutos politécnicos portugueses.

A empresa já fechou parcerias com 12 universidades e politécnicos em 12 distritos: Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo. Os empreendedores com que trabalha financiam diretamente projetos de investigação científica dessas instituições e, com os resultados dessa investigação, criam novos produtos e serviços inovadores.

A Empowered Startups ajuda-os, depois, a comercializar as soluções desenvolvidas, abrindo portas à criação de novas empresas exportadoras e criadoras de emprego qualificado.

“Ajudamos a fazer a ponte entre a ciência e a indústria em Portugal, ligando universidades e politécnicos ao mercado e abrindo caminho a novas empresas que podem ser criadas no País”, diz Christopher Lennon, Presidente da Empowered Startups.

O objetivo da multinacional é o de atrair para Portugal profissionais altamente qualificados, com experiência no empreendedorismo e capacidade para liderarem negócios. Em fevereiro, a empresa entregou ao Governo uma Carta de Compromisso onde prometeu atrair 10 milhões de euros e 150 empreendedores para Portugal até 2025.

Recorde-se que ainda este mês a Empowered Startups chegou a acordo de princípio para a instalação da nova sede europeia da Clairvoyant Therapeutics em Portugal, uma biotecnológica focada no desenvolvimento de terapias com psilocibina para o tratamento do alcoolismo.

A Clairvoyant Therapeutics é uma das mais avançadas empresas dedicadas à terapia com psicadélicos no mundo. A empresa já realizou o primeiro ensaio clínico na Europa, em março passado, na Finlândia.

 

Ler Mais