Mota-Engil vende negócio de resíduos industriais em Portugal a espanhola controlada por fundo norte-americano

O grupo português Mota-Engil vendeu o seu negócio de resíduos industriais da Suma (Serviços Urbanos e Meio Ambiente) à empresa espanhola Urbaser, controlada pelo fundo norte-americano Platinum Equity.

“A operação de concentração em causa consiste na aquisição pela Urbaser, S.A do controlo exclusivo sobre uma empresa veículo a constituir que irá deter a unidade de negócio de resíduos industriais da Suma (“Industrial Waste NewCo”), através da aquisição de uma participação maioritária do seu capital social à Mota-Engil, Ambiente e Serviços, SGPS, S.A”, pode ler-se em nota na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Urbaser integra, juntamente com a Mota-Engil, o consórcio Suma com uma participação de 59,20% para a Mota-Engil e de 40,80% para a Urbaser. Agora será criada uma empresa, a Industrial Waste Newco, que reunirá a unidade de negócio de resíduos industriais da Suma que a Urbaser irá adquirir à Mota-Engil.

“É uma empresa-veículo a ser constituída que deterá a unidade de negócio de resíduos industriais da Suma e que passará a integrar várias empresas que operam nos mercados de recolha e tratamento de resíduos industriais perigosos e não perigosos, bem como de recolha, transporte, e tratamento de óleos usados”, explica a nota enviada à CMVM.

A Urbaser opera em Portugal através de uma participação minoritária na Suma, empresa que por sua vez detém um grupo de empresas que desenvolve a sua atividade no setor da gestão de resíduos.

Fernando Abril-Martorell, CEO da Urbaser desde junho de 2022, terá o controle da Industrial Waste Newco.

A conclusão da operação aguarda o período regulamentar concedido pela CMVM para serem remetidas observações.