Morte da Rainha Isabel II: Sultão do Brunei torna-se o monarca há mais tempo no trono

Com o falecimento da Rainha Isabel II, do Reino Unido, durante a tarde desta quinta-feira, depois de um reinado de 70 anos, o Sultão do Brunei torna-se agora o monarca que há mais tempo ocupa um trono.

Hassanal Bolkiah ibni Omar Ali Saifuddien III, que assumiu ao trono da pequena nação asiática em 1967, reina há 54 anos e 339 dias, relata o ‘Daily Mail’, mais quatro anos do que a Rainha Margarida II, da Dinamarca, que sobe agora ao lugar de segunda monarca há mais tempo no trono.

O percurso de Isabel II foi pautado por uma distância significativa de assuntos políticos do seu país, em marcado contraste com o Sultão do Brunei, que frequentemente participa, de forma ativa, na vida política.

Com 76 anos, Hassanal Bolkiah reina em regime absoluto tendo total poder executivo, de acordo com a constituição do país, tendo sido também Primeiro-ministro do Brunei desde 1984, quando o país conquistou a independência do Reino Unido. Além desses cargos, acumula também as pastas de Defesa, dos Negócios Estrangeiros, das Finanças e da Administração Interna.

Ainda, é líder da política religiosa da nação de maioria islâmica, tendo já publicamente defendido a aplicação de punições ao abrigo da xariá, o conjunto de leis que derivam do Islão, como o apedrejamento de homossexuais e a amputação de membros e flagelação por outros crimes, como roubo, adultério e abortos.

O seu reinado tem sido marcado por várias controvérsias, desde logo no campo dos direitos humanos e envolvimento em negócios, e como Primeiro-ministro promoveu legislação anti-LGBT e decretando a pena de morte por apedrejamento para pessoas que tenham relações de natureza homossexual e práticas de adultério. Contudo, depois de pressão social e internacional, o sultão introduziu uma moratória nessa lei, e desde 1957 não há uma execução ao abrigo dessas leis.

Relata-se também que terá uma fortuna pessoal avaliada em 20 mil milhões de dólares, tendo comprado o seu próprio avião Boeing 747, por 400 milhões de dólares, e estima-se que tenha cerca de 7 mil carros de luxo, entre os quais 600 Rolls Royce.

Contudo, e apesar de tudo isso, a imprensa britânica conta que o sultão mantinha uma relação próxima com a Rainha Isabel II, tendo sido ordenado cavaleiro pela monarca britânica.

Ler Mais





Comentários
Loading...