Moedas reúne-se hoje com autarcas da Área Metropolitana de Lisboa para discutir estratégia para os sem-abrigo

O Presidente da Câmara de Lisboa Carlos Moedas reúne-se hoje com todos os autarcas dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa para definir uma estratégia comum para os sem-abrigo, sendo que deverão ser adiantadas algumas medidas no final do encontro entre os responsáveis.

O encontro surge numa altura em que a situação de sem-abrigo que viviam em tendas colocadas em vários pontos da cidade de Lisboa agravou-se e há já pessoas nesta situação que agora ocupam casas devolutas nos Anjos.

Um desses edifícios encontra-se no troço entre a Rua da Bombarda e o Mercado do Forno do Tijolo, relata a Rádio Renascença. Com rés-do-chão e dois andares, o prédio desde setembro de 2021 aguarda licenciamento da Câmara para execução de obras, e agora é local que vários imigrantes e sem-abrigo chamam “casa”.

São muitos os moradores e locais que relatam preocupações com segurança, higiene e situações de toxicodependência.

A propósito do encontro, e logo quando recebeu o convite Ricardo Leão, autarca de Loures, indicou à TSF que percebe “a preocupação do presidente Carlos Moedas, que é a minha e a de todos os presidentes de câmara e particularmente aqueles que fazem fronteira com Lisboa, mas é óbvio que Lisboa é aquela que mais se sente esta pressão dos sem-abrigo e isso é notório na via pública e nas estações do metro”.

“Por isso é que nós temos de nos sentar e encontrar uma estratégia de combate. Loures não tem uma dimensão de sem-abrigo como Lisboa tem, mas também está preocupada e temos de encontrar as estratégias políticas para combater este flagelo social”, indicou.

Ler Mais