Mobiliário ‘made in Portugal’ assume-se como referência no mercado árabe: 23 empresas nacionais participaram no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia

A participação das empresas portuguesas na edição de 2024 do Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia, que decorreu entre os dias 17 e 19 de setembro, foi marcada por eventos exclusivos que consolidaram a posição de Portugal como referência no design de interiores e mobiliário.

Organizados pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, estes momentos de networking e apresentações em contextos especializado permitiram criar importantes sinergias entre empresas portuguesas e os mais influentes players do mercado saudita.

Para Vítor Poças, presidente da AIMMP, “a nossa presença no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia foi uma verdadeira plataforma de internacionalização para o setor. Através dos eventos exclusivos que promovemos, conseguimos evidenciar a excelência e o talento das empresas portuguesas, reforçando a sua competitividade num dos mercados mais exigentes e promissores do mundo”.

A presença portuguesa no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia foi composta por 23 empresas de renome: Aleal, Alfredo Correia, ARC, Cácio, Casa Magna, Cicodoor, CMcadeiras, Compincar, Fenabel/Sentta, J. Martins & Dias, LasaHotel, Lumber, MainGuilty, Martos, MBN Group, Mineral Stone Doors, MINT Bespoke Furniture Agency, More Contract, Muranti, Nauu Bespoke Design, Ronfe, Suffa, X8 Solutions Group e Ziya Concept. Estas representaram o melhor do design e da indústria de mobiliário de Portugal, distribuídos por três áreas de stand, proporcionando uma oportunidade única para se conectarem com os principais investidores e players do mercado.

Que eventos marcaram a feira?

Entre os destaques da participação portuguesa, o encontro B2B “Wood Talent – Tradition and Contemporaneity in Portugal”, realizado a 15 de setembro na residência do embaixador de Portugal na Arábia Saudita, Nuno Mathias, foi um dos pontos altos. Este evento reuniu empresários sauditas e portugueses, designers e outras entidades relevantes para discutir as oportunidades do setor e promover parcerias estratégicas. O encontro não só fortaleceu as relações comerciais, mas também demonstrou o potencial criativo do design português, num ambiente que favoreceu a troca de experiências e conhecimento.

Outro momento relevante foi o seminário “THE USE OF WOOD – A CHALLENGE TO SUSTAINABILITY AND CREATIVITY”, que ocorreu no passado dia 19, na King Saud University. Este evento contou com intervenções do presidente da AIMMP, Vítor Poças, do diretor do Grupo CASAIS para o Middle East, Henrique Pereira, e do Prof. Arq. Artur Soares. Durante o seminário, foram debatidas as mais recentes inovações na utilização da madeira como material sustentável na construção e design, destacando a importância do New European Bauhaus e as novas tendências para responder aos desafios das alterações climáticas.

A interação dos designers portugueses com o público também foi um marco. A Design Talk “Design in the real world: confronting and conquering industry challenges” reuniu os designers Artur Soares, da Designer’s Mint, e Carlos Mello, da MainGuilty, que partilharam as suas experiências e reflexões sobre o impacto do design no contexto global, reforçando a criatividade e inovação que têm posicionado Portugal no radar das tendências internacionais de design de interiores.

Um dos momentos mais inovadores no stand português foi a exposição interativa da MainGUILTY, com o escultor JCarlos, pai do fundador da MainGUILTY, a realizar esculturas ao vivo ao longo dos três dias da feira. Esta exibição não só demonstrou o elevado nível de artesanato português, como também capturou a atenção dos visitantes com peças inspiradas na cultura saudita, reforçando o vínculo cultural entre os dois países.

Crescimento e futuro promissor do setor da madeira e do mobiliário de Portugal

Esta edição da feira foi um verdadeiro sucesso, tanto em termos de contactos gerados como no reforço da visibilidade internacional das empresas portuguesas. Com a participação de 23 empresas de renome, a delegação portuguesa comprovou mais uma vez que o design e o mobiliário de Portugal têm uma posição privilegiada no competitivo mercado internacional.

A presença estratégica da comitiva portuguesa no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia, através de eventos de elevado impacto e networking, reforçou a competitividade e a capacidade de adaptação do setor a novos mercados, mostrando que, mesmo em tempos de incerteza global, a excelência portuguesa continua a abrir portas e a criar oportunidades de crescimento e inovação.

Plano de internacionalização – Inter Wood & Furniture da AIMPP

No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2024, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP.

Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 ações, em cerca de 32 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor que desde 2010 duplicou as suas exportações.

Ler Mais