Ministro da Educação promete “devolver serenidade às escolas” após primeira ronda de reuniões com professores

Após terminarem as reuniões com a Federação Nacional de Professores (Fenprof) e Federação Nacional de Educação (FNE), o ministro da Educação Fernando Alexandre prometeu “diálogo” nas próximas semanas, que trará a “serenidade às escolas”.

O governante relatou ter encontrado, nas 12 reuniões com sindicatos do setor da educação, ao longo de um dia e meio, um “espírito muito positivo, muito aberto, de responsabilidade, na garantia de devolver a serenidade às escolas, e que o próximo ano letivo decorre de uma maneira diferente do que tem sido nos últimos anos”.

Fernando Alexandre indicou que os sindicatos trouxeram nestas reuniões “muitos contributos, e não apenas problemas, também soluções”, manifestando esperanças de que no processo negocial, “que se iniciará nos primeiros dias de maio, permita resolver as reivindicações dos professores “o mais rapidamente possível”.

Segundo o ministro, é “expetativa das famílias, objetivo do Governo e desejo dos professores”, que o ano letivo decorra “de forma normal”, pelo que será imprescindível chegar a um acordo sobre a recuperação integral do tempo de serviço.

No entanto, ficou a porta aberta para outras questões. “Não é apenas esse tema, estivemos a ouvir as dimensões que os professores consideram importantes, e que serão atendidas”, garantiu Fernando Alexandre.