Milhões de britânicos proibidos de entrar na UE: mudança das regras nos passaportes pós-Brexit lança caos

Milhões de britânicos estão a ser impedidos de entrar na União Europeia pelas regras de passaporte pós-Brexit, que estão a causar o caos nestas férias da Páscoa: com a ‘fuga’ a começar esta quinta-feira, estima-se que 2,4 milhões de britânicos tenham documentos que não podem ser utilizados para viagens para a UE devido à alteração dos requisitos de expiração.

Desde o Brexit, os passaportes britânicos devem ter uma data de emissão inferior a 10 anos face ao dia da partida para a UE e devem ter pelo menos três meses restantes antes da data de validade no dia pretendido para o regresso. Mas milhões de passaportes emitidos antes de setembro de 2018 têm períodos de validade mais longos. De acordo com o jornal britânico ‘The Independent’, há cerca de 200 pessoas por dia nos aeroportos do Reino Unido, sendo expectável que milhares de pessoas vejam as suas férias arruinadas.

A mudança de regras segue-se ao acordo do Brexit da Grã-Bretanha com a UE, que colocou o Reino Unido na categoria de “nacionais de países terceiros” – ao lado da Venezuela e de Samoa – com regras de caducidade diferentes das de quando era um Estado-Membro. Significa que os britânicos estão a ser rejeitados em aeroportos, ferries e comboios com destino à Europa, mesmo que já tenham viajado para a UE com o mesmo documento.

As férias de 17 dias da Páscoa são um período particularmente movimentado para os viajantes britânicos e estima-se que 6,4 milhões de viagens serão feitas do Reino Unido para a Europa – 1,6 milhões só durante o fim de semana prolongado.

Qualquer pessoa com um passaporte emitido antes de 28 de março de 2014 será impedida, a partir de hoje, de viajar para a Europa, mesmo que ainda faltem muitos meses para expirar. Esta regra confusa irá potencialmente afetar todas as pessoas cujo passaporte foi emitido antes de setembro de 2018: cerca de 32 milhões de pessoas.