Microplásticos presentes na água que bebemos não representam perigo para a saúde, diz a OMS

Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado esta quinta-feira, indica que não há prova que os microplásticos encontrados na água representem perigo para a saúde.

A OMS indica no seu relatório que, nos níveis actuais, os químicos presentes nos microplásticos da água da torneira, engarrafada ou nas fontes de ambas não representam perigo para a saúde humana.

“Com base na informação que temos, os microplásticos presentes na água que bebemos não constituem um risco para a saúde nos níveis em que se encontram. Mas temos de investigar mais. Também temos de parar o aumento da poluição de plástico no mundo”, alerta Maria Neira, Diretora do departamento de saúde pública da OMS.

O estudo indica ainda que o plástico vai continuar a poluir o Planeta, sendo que até 2025 a produção deste material irá duplicar.

A OMS salienta ainda que os dados sobre a presença de microplásticos na água potável são actualmente limitados e de difícil análise, uma vez que há poucos estudos confiáveis.

“A conclusão geral é que os consumidores não devem ficar demasiado preocupados”, indicou Bruce Gordon, um dos autores do estudo.

Em conferência de imprensa, indicou ainda que o estudo sobre a análise dos riscos para a saúde relacionados com os microplásticos concentrou-se em três pontos: o risco de ingestão, os riscos químicos e os riscos relacionados com a presença de bactérias aglomeradas (biofilme).

“Não podemos afirmar que não vai haver risco no futuro”, afirmou Bruce. Se as emissões de plástico continuarem a aumentar, os micro-plásticos apresentarão riscos generalizados para os ecossistemas aquáticos e para a saúde humana no espaço de um século.

Bruce Gordon indica ainda alguns objectivo para minimizar estes riscos. Reduzir a poluição do plástico com o corte dos plásticos de uso único, promover a reciclagem e usar materiais sustentáveis.

Os especialistas realçam também a importância do tratamento de efluentes (fecais e químicos) que permita remover mais de 90% dos microplásticos das água.

Ler Mais





Comentários
Loading...