Mercadona troca “tijolos por euros”. Tem à venda 36 supermercados e espera arrecadar 200 milhões de euros

A Mercadona decidiu colocar à venda 36 de seus supermercados com o objetivo de reduzir o seu investimento imobiliário e tornar-se arrendatária do futuro comprador, segundo avança o portal espanhol Idealista.

A cadeia presidida por Juan Roig, segundo afirmam fontes da empresa, detém atualmente “um número significativo de imóveis, resultado de investimentos feitos nos últimos anos em terrenos e compras muito localizadas”. “Agora decidimos trocar tijolos por euros para acelerar, com os nossos próprios recursos, a brutal transformação em que Mercadona está mergulhada”, garantem.

Esta estratégia vem assim acompanhar uma tendência transversal ao setor da distribuição, a qual passa por privilegiar o aluguer do espaço em que a empresa se pretende instalar.

Importa recordar que, particularmente no setor imobiliário, a Mercadona anunciou no ano passado investimentos no valor de mais de 2.300 milhões de euros, destinados à abertura de 49 novos supermercados, 10 deles em Portugal, contemplando ainda a requalificação de 390 supermercados com o novo modelo de loja eficiente, bem como dar continuidade ao projeto ‘global fresh’, implementando a nova seção ‘ready to eat’.