Maxyield volta a rebater Sodim: Prolongamento de aquisição de ações ao preço da OPA foi “artificial e desnecessário”
A Maxyield enviou hoje um comunicado às redações, onde defende que a “Sodim continuou a cometer o erro de persistir num preço muito inferior ao real valor da Semapa, no prolongamento de aquisição de ações ao preço da OPA entre 8 e 15 de junho, que se veio a revelar artificial e desnecessário, pois a sua posição passou de 82,75% para 83,22% dos direitos de voto”.
“O resultado das aquisições entre 8 e 15 de junho no montante de 374,6 mil ações corresponde apenas a 0,46% do capital social, pelo que a tentativa de obter o que não conseguiu no prazo da Oferta, foi novo insucesso. A Maxyield teve dúvidas sobre a aquisição de ações ao preço da OPA entre 8 e 15 de junho, sendo que não foram consideradas lícitas pela CMVM”, acrescenta a nota enviada.
Os detentores de participações qualificadas, investidores institucionais e muitos pequenos acionistas, mantiveram as suas posições no capital da Semapa, recusando o baixo preço, fixado exclusivamente com base nas condições de mercado em 2020, fortemente influenciadas negativamente pela crise de saúde
pública
Apesar de tudo, para a Maxyield, o insucesso da OPA “não deve ser dramatizado”. “Não foi a primeira OPA sem sucesso e certamente não terá sido a última, face à natureza intrínseca dos mercados. Os resultados refletem as perceções de mercado e o comportamento dos investidores no contexto específico da Oferta”, acrescenta o clube de acionistas.
“A Semapa continua cotada em bolsa e mantém a qualidade de sociedade aberta. O mercado confirmou que o objetivo de concentrar a presença em bolsa na Navigator, sendo admissível e empresarialmente compreensível, deverá respeitar uma relação baseada num valor justo”, afirma a nota enviada,
O clube de acionistas afirma ainda que são “incompreensíveis e manifestamente injustos” os adjetivos publicamente dirigidos no final da OPA pela Sodim ao posicionamento da Maxyield. As posições da Maxyield não foram falsas, incompletas, exageradas, tendenciosas ou enganosas.