Mapas de guerra apontam avanços crescentes das tropas na Ucrânia

As forças russas estão a conquistar impulso ao longo da linha da frente na Ucrânia, alertou esta quarta-feira o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), que publicou na rede social ‘X’ diversos mapas ilustrativos dos ganhos incrementais de Moscovo no campo de batalha nos últimos 11 meses.

Em causa estão mapas da região de Donetsk de 22 de maio de 2023 com os mais recentes, que mostram os avanços russos na região oriental: se os gráficos do ano passado refletiam a afirmação do presidente Vladimir Putin, feita no dia anterior, de que as suas tropas tinham capturado Bakhmut, que foi alvo de intensos combates durante meses – o mapa mais recente indicou que tanto no território mais a sul, em Avdiivka, e mais a leste estão agora em mãos russas.

As tropas russas capturaram Avdiivka a 19 de fevereiro último e desde então avançaram mais para leste, com o mapa mais recente a mostrar avanços nos assentamentos próximos de Semenivka, Krasnohorivka e Novobakhmutivka. Após a captura de Avdiivka, as forças russas intensificaram a sua ofensiva em Chasiv Yar, a mais de 20 quilómetros a norte.

De acordo com o porta-voz do Grupo de Forças Khortytsia, Nazar Voloshyn, em declarações ao jornal ‘POLITICO’, a captura de Chasiv Yar permitirá à Rússia lançar ofensivas contra outras cidades no oblast de Donetsk, como Kostiantynivka, Druzhkivka, Kramatorsk e Sloviansk, que são “o último reduto” da região ainda sob domínio ucraniano.

A Ucrânia disse que Moscovo quer capturar Chasiv Yar como um golpe de propaganda antes das celebrações do Dia da Vitória, a 9 de maio, que comemoram a vitória sobre a Alemanha nazi na II Guerra Mundial.

Ler Mais