Manuel Pizarro é o novo ministro da Saúde. Tomada de posse marcada para amanhã em Belém
Manuel Pizarro, ex-Secretário de Estado, sucederá a Marta Temido como titular da pasta da Saúde. A tomada de posse deverá acontecer este sábado, dia 10, pelas 18h00.
A informação foi divulgada pela Presidência da República, em nota, na qual se lê que “na sequência da proposta do Primeiro-Ministro, o Presidente da República conferirá posse amanhã, sábado 10/9, ao novo Ministro da Saúde, Dr. Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro, pelas 18h00, no Palácio de Belém”.
Até agora no Parlamento Europeu, o médico de formação, licenciado pela Universidade do Porto, tem amplo capital político, o que pode ter pesado na escolha do Primeiro-ministro. Partilha com Fernando Medina, ministro das Finanças responsável pelo financiamento do SNS, uma carreira socialista de apoio a António Costa.
Pizarro já foi secretário de Estado da Saúde em duas ocasiões e o seu nome já foi várias vezes apontado como possível ministro. Já foi presidente da delegação do PS no Parlamento Europeu, e estava a participar num programa com Paulo Rangel sobre a suspensão do acordo que facilitava vistos da União Europeia para cidadãos russos.
De acordo com a ‘Rádio Renascença’, a Federação Distrital do Porto estaria “a fazer muita pressão” sobre o Primeiro-ministro António Costa para que Pizarro fosse escolhido para suceder a Marta Temido na titularidade da Saúde.
Manuel Pizarro tem sido um dos principais proponentes de “uma verdadeira União Europeia da Saúde e tem atuado no sentido de serem estabelecidos mecanismos que generalizem boas práticas a todos os países e cidadãos europeus”.
No site pessoal, é indicado que “dos vários dossiês em que tem trabalhado, podem destacar-se o estabelecimento de um novo Plano de Ação contra a Infeção VIH/SIDA e as Hepatites B e C, a criação de um mecanismo europeu que facilite o acesso a medicamentos inovadores e a melhoria de sistemas de diagnóstico precoce de doenças raras”.
No seu percurso político, o recém-nomeado ministro da Saúde conta com duas derrotas na corrida a presidente da Câmara do Porto, em 2013 e 2021, perdendo para Rui Moreira, e está atualmente à frente da Federação do Porto do PS. Foi também nono na lista de candidatos a eurodeputados socialistas nas últimas eleições para o Parlamento Europeu.