Mais uma semana, mais um aumento. Combustíveis voltam a subir esta segunda-feira e renovam máximos do ano

Esta semana começa marcada por uma subida nos preços da gasolina e também do gasóleo, depois de ter atingido máximos de 2023 há duas semanas. Assim, “a evolução das cotações em euros aponta para uma subida de até 2 cêntimos por litro no preço do gasóleo. Já a gasolina vai subir 1,5 cêntimos por litro”, adiantou fonte do setor à ‘Executive Digest’.

Os preços dos postos junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada dos combustíveis, também seguem as tendências de mercado. “A tendência da próxima semana será para uma subida de 0,0093 euros na gasolina 95 e de subida de 0,0157 euros no gasóleo.”

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,857 euros enquanto o do gasóleo vale 1,702 euros. Veja no gráfico em baixo a escalada dos preços, que começou a ganhar ‘ritmo’ no final da primeira semana de julho e tem mostrado pouca vontade de abrandar.

As cotações podem, no entanto, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Segundo a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) o preço da gasolina está a subir há oito semanas consecutivas, tendo valorizado neste período 20 cêntimos por litro; já o gasóleo subiu 19 cêntimos nas seis últimas semanas, ao qual acresce o descongelamento gradual da taxa de carbono, proposto pelo Governo, que representou um aumento adicional de 2 cêntimos.

Quer isto dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa mais 12 euros do que no início de julho. Já para atestar um depósito de gasolina a fatura fica 13 euros mais cara.

Portugal tem a 9ª gasolina 95 mais cara da Europa

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 8ª gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 2 cêntimos acima da média europeia e 14,6 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição do ranking europeu.

Neste particular, os Países Baixos apresentam a gasolina 95 mais cara do Velho Continente: 2,080 euros. Já a Suécia ‘reina’ no gasóleo: 2,068 euros.

Ler Mais