Mais de metade da Geração Z não considera emigrar em 2020

De acordo com o novo relatório da Hays, “Geração Z: os nativos digitais no mercado laboral”, nenhuma das quatro últimas gerações revela particular disponibilidade para emigrar, em 2020.

A estabilização da economia portuguesa e o mercado laboral cada vez mais dinâmico têm contribuído para um abrandamento nas tendências de fuga de talento para o estrangeiro nos últimos anos.

A Geração Z é a única que se encontra um pouco mais disponível para trabalhar no estrangeiro (44%), e também a que revela menor disponibilidade para trabalhar em todos o território nacional, em Portugal (12%). Ou seja, para esta geração é mais interessante sair de Portugal do que sair da cidade onde vive para outra zona do país.

Quando quatro diferentes gerações são questionadas sobre se considerariam emigrar em 2020 percebe-se que em todas existe pouca vontade de o fazer e a disponibilidade vai decrescendo consoante a geração: Baby Boomers (33%), a Geração X (28%), Millennials (34%) e a Geração Z (34%).

Em relação aos países que considerariam mais apelativos para emigrar, Espanha parece apresentar-se ligeiramente menos apelativa para a Geração Z do que para as restantes gerações, mas ainda assim está entre os top três dos países favoritos para emigrar. Por outro lado, os Estados Unidos é o país mais apelativo para a Geração Z, seguido de Espanha e Alemanha. Para a Geração X e Y, os destinos de preferência são Espanha, Reino Unido e Alemanha e por fim, para os Baby Boomers, é Espanha, Angola e Austrália.

Paula Baptista, Managing Director da Hays Portugal comenta «As gerações mais recentes estão mais predispostas para uma mobilidade internacional, do que qualquer outra geração pois nasceram num mundo digital e sem barreiras geográficas. Por isso mesmo, conceitos como o gap year, onde a pessoa tira geralmente um ano sabático para poder viajar, conhecer novas culturas e línguas, ou fazer voluntariado, são cada vez mais uma tendência entre os jovens.»

Quando a Geração Z é questionada sobre se gostaria de fazer um gap year antes de iniciar a sua carreira profissional, 34% respondeu que sim, 14% respondeu que não, 48% nunca pensou nessa opção e 4% já fez um gap year.

Ler Mais





Comentários
Loading...